adsadsadas

1440 palavras 6 páginas
Trabalho de Psicologia

Nomes:
Anderson K. Okano – 42463 (Biomedicina)
João V. Martins – (Fisioterapia)
Vinícius Zanella – (Fisioterapia)
Guilherme Schippa – (Fisioterapia)
Professor:
Fabrício Otoboni

Psicossomática

Histórico
A psicossomática é uma ciência que estuda a relação entre mente e corpo que integra nas áreas da medicina e psicologia, que visa estudar os efeitos de fatores sociais e psicológicos sobre processos orgânicos do corpo, e sobre o bem-estar das pessoas. E também formular teorias para a compreensão sistêmica das doenças e das intervenções transdisciplinares da terapêutica.
Contudo, ela é o resultado de séculos de elaboração até ser definida pela primeira vez, em 1818, por Johann Heinroth . A medicina psicossomática, a partir do século passado, surge com a proposta holística na maneira de olhar a doença. Somente no século posterior, o termo psicossomática é retomado, influenciado pelo desenvolvimento da psicanálise e do modelo freudiano, iniciando, desta forma, sua estruturação.
A psicossomática evoluiu das investigações psicanalíticas que contribuíram para o campo com informações acerca da origem inconsciente das doenças, e mais especificamente dos estudos das paralisias e anestesias histéricas originados das contribuições pré - psicanalíticas de Jean-Martin Charcot e Josef Breuer.

A história da psicossomática, poderia ser dividida em duas grandes correntes: de um lado, as correntes inspiradas nas teorias psicanalíticas e com base no conceito de doença psicossomática”; de outro lado, a “inspiração biológica, alicerçada no conceito de stress. (Dantzer, 1989 cit. Cardoso, 1995, op. cit.).
Para Mello Filho (1992), a evolução da psicossomática ocorreu em fases. A primeira, denominada de fase inicial ou psicanalítica, sob a influência das teorias psicanalíticas, teve seu interesse voltado para os estudos da origem inconsciente das doenças, das teorias da regressão e dos

Relacionados