Adryanne Santeiro

1220 palavras 5 páginas
PSC 2005
Se todos os outros fatores são mantidos constantes, a resistência elétrica de um fio de seção transversal uniforme:

a) Aumenta se o comprimento do fio diminuir.
b) Diminui se a área da seção transversal do fio diminuir.
c) Aumenta se a área da seção transversal do fio diminuir.
d) Diminui se o comprimento do fio aumentar.
e) Não varia se o comprimento do fio aumentar.

Três lâmpadas, L1, L2 e L3, com potências de e respectivamente, são conectadas em série através de uma bateria de . Podemos afirmar que a voltagem na lâmpada L2 vale:

a) b) c) d) e)

Medindo-se a corrente elétrica que flui num fio condutor, chegou-se ao gráfico representado na figura, onde a corrente I é medida em Ampères (A) e o tempo t, em segundos (s). Podemos afirmar que a quantidade de carga elétrica, medida em Coulombs (C), que passa por uma seção transversal desse fio, nos 2 segundos iniciais vale:
a) b) c) d) e)

Um fio homogêneo de cobre de comprimento L e de seção transversal uniforme é cortado em dois pedaços de comprimentos e . Quando estes dois pedaços de fio são conectados em série e submetidos a uma dada diferença de potencial V, observa-se que o sistema dissipa uma potência elétrica de . Qual será a potência dissipada por um sistema formado por estes dois pedaços de fio ligados em paralelos e submetidos à mesma diferença de potencial V?

a) b) c)
d) e)

Duas esferas condutoras idênticas, A e B, estão carregadas com a mesma carga elétrica de maneira que, quando colocadas a uma distância d (muito grande comparada com seus raios) aparece uma força de repulsão de módulo F entre elas. Então, uma terceira esfera C, idêntica às duas primeiras, inicialmente descarregada, é tocada pela esfera A e, logo depois, pela esfera B. Em seguida, sem a presença da esfera C, colocam-se as duas esferas A e B à mesma distância d anterior e verifica-se que agora o módulo da força de repulsão vale . Podemos afirmar que:

a) b) c)
d) e)

A figura

Relacionados

  • modelo 1
    163530 palavras | 655 páginas