Adolf hitler

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Neste trabalho irei desenvolver o tema de liderança. O faremos mediante estudo de Adolf Hitler como exemplo histórico e social.
Esse personagem histórico chama atenção por sua incrível argumentação, defesas de seus ideais, por mais negativos e retorcidos que possam ser, e, sobretudo, por sua capacidade de convencimento e eloqüência. Sua capacidade intelectual e discursiva eratamanha, que logrou e fez com que se conformassem toda uma nação com suas ordens irracionais e racistas.
Habitando uma Alemanha que necessitava de um líder capaz conquistou poder político e militar com vertiginosa rapidez. Usou e abusou do povo. Como o fez? Como surgiu o racismo alemão? Como foi capaz de persuadir o povo alemão a segui-lo? Por que o povo mesmo se deixou levar por este líder, mesmosabendo de suas intenções? Com este trabalho pretendo responder esta e outras questões que possam surgir no desenrolar do trabalho.
Para começar “Líder é uma função que surge em grupos, um individuo cuja conduta é o serve como, meio mais adequando para conseguir os objetivos do grupo, visto pelos demais membros do grupo, como alguém que possa ajudá-los a resolver suas dificuldades. O líder influisobre os demais mais do que é influenciado por estes. É o resultado de um acordo implícito ou explicito entre os membros”.
O método que utilizarei começará por uma busca biográfica tanto de paginas de Internet, livros ou quaisquer documentos que tenha acesso, especialmente o livro “Minha Luta”, quase uma autobiografia de Hitler em que se vêem claramente suas primeiras experiências, sua evoluçãopsicológica e a base de seus ideais.

Desenvolvimento

Contexto histórico

Na Alemanha, a Primeira Guerra Mundial marcou a queda da monarquia dos Hohenzollern que finalizaria o II Reich (Reinado). Em novembro de 1918, se proclamou a Republica de Weimar , até 1934, ano que Hitler proclamaria o III Reich. Esta Republica teve como cargo mais alto o de presidente, seguido pelo cargo de Chancellerresponsável pelo governo, e um parlamento com duas câmaras - Reichtar y Reichstag.
Em seus primeiros anos, a vida da republica de Weimar foi muito agitada, amenizadas constantemente por forças nacionalistas antiliberais, pelo militarismo, e por diversos grupos socialista-nacionais, em que se destaca o partido fundado por Adolf Hitler.
Estes tempos foram de dificuldades econômico financeiroexcepcional, com uma inflação que fazia com que a moeda alemã fosse praticamente inservível – A Grande Depressão de 1929 – crise da bolsa de Nova York cujos efeitos gravitaram sobre todo o mundo por boa parte dos anos 30.
O contexto era desolador: O homem vivia em um mundo hostil, as coisas não pareciam ter uma ordem racional, ficava o vazio da religião, foi o fim da era racionalista.

Biografia deAdolf Hitler

Sua família

Em 1876 o homem que se tornaria o pai de Adolf Hiltler mudou seu nome Schicklgruber para Hitler. Os Schicklgruber foram uma família camponesa durante muitas gerações, uma família de pequenos proprietários rurais de Waldviertel, na parte norocidental da Baixa Áustria. O pai de Hitler, Alois Hitler, Havia nascido ali em 1837 na aldeia de Strones, filho bastardo de umamulher que trabalhava na casa de um duque Judeu. Este se casa com Klara Pölzl em 17 de janeiro de 1885. Eram primos segundos, e deste matrimonio nascem seis filhos, sendo Adolf Hitler (1889 - 1945) o quarto.

Sua historia pessoal

Hitler nasceu em Braunau, sobre o rio Inn, Áustria, em 20 de abril de 1889.
Iniciou seus estudos primários em 1895. Em1898 a família se muda a Linz, que Hitlerconsideraria como sua cidade natal. Em setembro de 1917 inicia seus estudos secundários na Realschule, lugar onde se dava ênfase ao ensino da ciência e da técnica. Em 1917 se mudaria para Viena, aqui reside um tempo, mas não tem muito êxito; mas fracasso que tem nesta cidade é muito importante na sua vida e o marca profundamente. Esteve em contato com os círculos pangermanicos e antisemitas desta...
tracking img