“ Adolescentes como autores de si próprios: cotidiano, educação e o hip hop “

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LETRAS













PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

RESENHA 2


“ ADOLESCENTESCOMO AUTORES DE SI PRÓPRIOS: COTIDIANO, EDUCAÇÃO E O HIP HOP “












MAYARA BRUNORO CAVALCANTI
TURMA 03








No decorrer da história, as escolas puderam estarmais disponíveis para todos os tipos de alunos, porém somente os mais elitizados têm acesso a boas escolas, que lhes oferecem além de uma educação melhor, uma maior segurança.
O querealmente ocorre é que o problema é bem mais amplo. A violência apenas adentrou as escolas. Os alunos das escolas menos valorizadas, ou seja, as escolas públicas, se vê em um mundo onde muitos tem pouco epoucos tem muito. Este fato já é suficiente para desencadear um processo de estigmatização, onde os alunos menos preparados não ligam para os valores da sociedade porque a sociedade também não seimporta com eles.
É difícil que, atualmente, as pessoas menos favorecidas tenham uma noção ampla e justa sobre o que acontece. Portanto, é dever de quem pode e está em contato com estespequenos cidadãos ajudar a formar as opiniões e tentar passar, mesmo que seja um pouco complicado, a noção de que há um caminho, embora mais difícil.
Sendo assim, é necessário que as escolas,tanto as privadas quanto públicas, sejam um meio de ensino e conscientização. É lógico que os profissionais da educação não mudarão o mundo através disso, porém é necessário oferecer oportunidades paraesses alunos, mostrar a eles que a desigualdade existente não é motivo para que eles percam a esperança e a vida. É preciso que, com a ajuda do governo, as escolas disponibilizem oportunidades, alémdo aprendizado, pois somente com essas duas ações ao alunos, sejam eles de qualquer classe saberão ser fortes o suficiente para se prevenir das injustiças e serem verdadeiros cidadãos de bem...
tracking img