Adolescente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A adolescência é uma fase de transição gradual entre a infância e o estado adulto, que caracteriza por profundas transformações sociais, psicológicas e sociais ela representa uma das fases mais importantes do ciclo vital, à medida que completa o período de crescimento e desenvolvimento (COLLI, 1991).
Do ponto de vista prático, o critério cronológico é o maisutilizado quando se pretende delimitar a fase de adolescência. Ela pode ser definida cronologicamente pela faixa etária dos 10 aos 20 anos de idade, pois esses limites parecem abranger a maioria dos eventos que a caracterizam e podem ser utilizados em diferentes contextos sócio-culturais (OMS, 2000).
De acordo com o critério físico ou biológico, a adolescência abrange a fase de modificaçõesanatômicas e fisiológicas que transformam a criança em adulto. Na prática, corresponde ao período que vai desde o aparecimento dos caracteres sexuais secundários e início da aceleração de crescimento até o indivíduo atingir o desenvolvimento físico completo. O termo puberdade é utilizado para designar todo o processo de maturação biológica inserido no período da adolescência (COLLI, 1984).Segundo o critério psicológico, a adolescência representa um período de mudanças, entre a infância e a idade adulta, relacionadas fundamentalmente a uma busca de identidade, a uma aceleração do desenvolvimento intelectual e a uma evolução da sexualidade. Torna-se difícil, na prática, estabelecer parâmetros de início e término da adolescência por critérios psicológicos (COLLI, 1984).
Do pontode vista social, a adolescência corresponde ao período da vida do indivíduo durante o qual a sociedade não o encara como criança, porém ainda não lhe confere o “status” de adulto. Nessa fase, o indivíduo perde direitos e privilégios de criança, ao mesmo tempo que passa a assumir responsabilidade de adulto. O término da adolescência, segundo o critério social, depende das características dosgrupos sociais. Assim a adolescência pode tanto ser uma fase de curta duração, assumindo o indivíduo rapidamente o papel de adulto, ou um período muito prolongado, como acontece nas regiões urbanas industrializadas (MARCONDES, 1982).
As características do adolescente, dentro de um processo evolutivo dinâmico de maturação biopsicossocial, fazem com que os problemas de saúde dessa fase sejamimportantes fatores do desempenho do indivíduo como adulto. No entanto, só recentemente essa parcela da população passou a ser motivo de preocupação para os profissionais da área de saúde. Serviços específicos têm aumentado acentuadamente nas últimas duas décadas nos países em desenvolvimento, possibilitando a ampliação de conhecimentos relativos a esse grupo etário e, conseqüentemente, umatendimento mais eficiente de suas necessidades (MARCONDES, 1982).
A noção de que a adolescência é uma das fases mais sadias do ciclo vital, baseada nas baixas cifras de mortalidade, ao lado do pequeno conhecimento de suas marcantes características de crescimento e desenvolvimento, fez, em parte, com que até recentemente o adolescente não tivesse um lugar definido nos programas da saúde.Sabe-se que os adolescentes têm problemas significativos de saúde, que podem repercutir na sua situação global de vida, presente e futura. Diferentemente das crianças e dos adultos, suas necessidades e problemas de saúde exigem uma abordagem peculiar.
A adolescência abrange um contingente numérico importante (cerca de 24% da população total está na faixa etária de 10 a 19 anos de idade).Essas considerações evidenciam a necessidade de estimular e implantar programas de assistência ao adolescente, para eliminar ou atenuar as influências desfavoráveis sobre seu crescimento e desenvolvimento (COLLI, 1984).

2 COMPORTAMENTO

Alguns problemas de saúde são resultantes de comportamentos de riscos que podem levar a proposta que envolve gravidez precoce, doenças sexualmente...
tracking img