Adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2º Capitulo
Torná-se adolescente: Uma visão psicanalítica da adolescência.
Este segundo capitulo tem como proposta estudar a adolescência utilizando os conceitos teóricos da psicanálise, tendo em vista seus conceitos básicos, seus métodos de investigação e seus processos psicanalíticos, que nos permite obter um conhecimento profundo dessa etapa do ciclo vital.
O estudo psicanalítico daadolescência iniciou como se sabe, com Freud (1.905), com o relevante artigo, Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Neste texto Freud utiliza a palavra puberdade e não adolescência para o momento onde se operam mudanças destinadas a dar a vida sexual infantil sua forma “final normal”, mudanças decorrentes do crescimento dos órgãos genitais externos se manifestam.
Com o período da puberdade eleinaugura um período de mudanças que começa com as transformações físicas e se estende até a eleição do objeto sexual. O uso do termo puberdade ao invés de adolescência, é a marca da inserção do pensamento freudiano na cultura de sua época, pois mostra a maturação fisiológica como limite a infância, e não a constatação clinica das mudanças na identidade sexual relatada nos Três ensaios sobre a teoriada sexualidade.
Freud diz que:
... A puberdade é caracterizada como a fase em que as atividades derivadas das pulsões e zonas erógenas distintas, que independentes umas das outras buscam prazer por si mesmas, se subordinam ao primado genital, isto é, a fase em que se estabelece a unificação das pulsões sob um novo fim sexual, a primazia do genital com a conseqüente diferenciação entre os sexos ea eleição do objeto sexual (Freud, 1.905. p.213).
Apesar de Freud utilizar apenas o termo puberdade, hoje em dia outros psicanalistas entre eles, Calligaris, utilizam o termo adolescência marcando uma diferença para denominar o período de transição compreendido entre a infância e a vida adulta. Citando Stengel ( 2003 ), ela diz que a puberdade è um ato da natureza, e a adolescência é um ato dacultura. Os fatores que ocorrem na puberdade são universais, enquanto a adolescência é determinada pela instituições sociais e pelo grupo social, alem dos processos psicológicos.
Calligaris (2000), explica que o começo da adolescência é facilmente observável, por se tratar da mudança fisiológica produzida pela puberdade. Trata-se, em outras palavras, de uma transformação substancial do corpo dojovem, que adquire as funções e os atributos do corpo do adulto. Ele afirma que querendo limitar a adolescência no tempo, como a idade da vida, obtem-se facilmente um consenso no que refere ao seu começo. Ele é decido pela puberdade, ou seja, pelo amadurecimento dos órgãos sexuais.
Calligaris nos fala que;
Que alguns dirão que a adolescência propiamente dita começa um ou dois anos após a puberdade,pois esse seria o tempo necessário para que, de alguma forma, o estorvo fisiológico se transformasse numa espécie de identidade adolescente. Outros dirão, ao contrario, que a adolescência começa antes da puberdade, pois esta é antecipada pela adoção precoce de comportamentos e estilos de adolescentes mais velhos. Seja como for, a puberdade, ano a mais, ano a menos, é marca que permite calcular ocomeço da adolescência (Calligaris, 2.000.p, 19).
As manifestações da puberdade, como a menarca, as primeiras ereções e ejaculações, que surgem involuntárias nesse período, evidenciam um não controle do corpo experimentado pelo jovem. Além de não o reconhecer, o adolescente não o controla. A mudança corporal dá-se por determinantes genéticos, e não conforme seu desejo. Os ideais de perfeiçãofísica desenvolvidos na infância são comparados com a realidade que se torna indispensável. Existe uma diferença entre o desejado e aquilo que verdadeiramente acontece com o corpo, o que pode causar grande conflito. Encontrar inesperadamente com o não saber a respeito de si mesmo e seu corpo e agüentar estas duvidas e incertezas não são tarefas fáceis. Mais difícil, tornam-se ainda quando a...
tracking img