Adolescencia e sexualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Adolescência e sexualidade



O adolescente e as transformações do corpo e mudanças psicológicas.
As mudanças no nosso corpo acontecem por causa dos hormônios, substâncias que temos em nosso corpo, que são "mensageiros químicos" que determinam onde e como nosso corpo vai se modificar e/ou crescer. Assim, os hormônios de crescimento, são tão importantes quando os hormônios sexuais,o estrógeno e a progesterona produzidos pelo ovário da mulher, e a testosterona, produzido no testículo, do homem.
Além disso, outras partes do nosso corpo também produzem outros hormônios que estão também envolvidos com essa transformação. Por exemplo, a hipófise, que é uma pequena glândula localizada no nosso cérebro, que produz alguns hormônios que, por sua vez, enviam mensagens para osovários na mulher e para os testículos no homem para que eles comecem a produzir os hormônios sexuais e assim amadurecer os óvulos na mulher e a produzir espermatozóides no homem.

Ainda existem outros hormônios, como a prolactina e os andrógenos, que também ajudam na transformação do nosso corpo de criança para adolescente. Há também outras substâncias que participam dessas transformações e que nãosão hormônios - são os neurotransmissores, que são substâncias que têm a função transmitir os impulsos nervosos de um hormônio a outro.

Todos esses hormônios e substâncias químicas vão fazer com que o nosso corpo comece a mudar e ganhar novas formas.

Conhecendo as principais mudanças no Menino!
As principais mudanças que ocorrem no corpo do menino começam a acontecer por volta dos 11, 12anos de idade, quando entramos adolescência. A partir daí, o corpo do menino começa a se desenvolver mais ou menos nesta ordem:
Desenvolvimento dos testículos;
Crescimento dos pelos pubianos;
O pênis cresce em diâmetro e comprimento;
Começa a crescer os pelos do rosto (barba), nas axilas e por todo o corpo;
Mais ou menos entre os 13 e 14 anos ocorre a primeira ejaculação; (lembrando quecada adolescente tem o seu próprio tempo para que isto acontecer, podendo ser antes ou depois dessa idade);
Crescimento da laringe;
A voz começa a engrossar
Entre 11 e 16 anos acontece um crescimento muito rápido em altura (chamado "estirão do crescimento").
Desta forma essas mudanças marcam a passagem de criança para adolescente, e que mais tarde passará por mais algumas mudanças chegandoà idade adulta.

Agora é IMPORTANTE lembrarmos que essas mudanças não ocorrem de forma igual ou como uma regra, pois cada adolescente tem seu próprio processo e tempo para que ocorra o desenvolvimento de seu corpo.

Conhecendo as principais mudanças na Menina!
Nas meninas, as principais mudanças também irão ocorrer por volta dos 11, 12 anos de idade, quando as meninas também entram naadolescência, Assim como os meninos, a partir daqui o corpo da menina também começa a se desenvolver e ganhar novas formas. As principais mudanças que ocorrem são:
As mamas começam a crescer e desenvolverem
A cintura começa a ficar mais fina;
O quadril se desenvolve;
Começa a crescer os pelos das axilas e da região pubiana;
O crescimento em altura se acelera;
Entre os 12 e 13 anos acontece àprimeira menstruação, chamada de "menarca" (lembrando que isto pode ocorrer antes ou depois dessa idade, pois a menarca varia de adolescente para adolescente);
Desenvolvimento dos órgãos genitais: A vagina fica com a parede mais espessa; O útero aumenta de tamanho; Aumenta a irrigação sanguínea do clitóris;

A bacia óssea se desenvolve;
A voz começa a afinar.
Desta forma essas mudançasmarcam a passagem de criança para adolescente, e que mais tarde passará por mais algumas mudanças chegando à idade adulta.

Agora é IMPORTANTE lembrarmos que essas mudanças não ocorrem de forma igual ou como uma regra, pois cada adolescente tem seu próprio processo e tempo para que ocorra o desenvolvimento de seu corpo.
Mudanças Emocionais
Adolescência é sinônimo de conflito, agitação,...
tracking img