Adolescência, vida adulta e velhice

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 11 (2749 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 1 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ADOLESCÊNCIA
Passagem lenta e difusa (longa) para a maturidade.
Os adolescentes para defender-se criam barreiras diante do universo adulto.
A puberdade (que significa cobrir-se de pêlos... "idade viril") é usada para assinalar o início da adolescência, referindo-se especificamente às mudanças corporais.
Adolescência é um período de crescer, desenvolver-se. É um período conflituoso e decrise... Processo de mudanças.
Françoise Dolto descreve esse período como um purgatório.
Jerónimo de Moragas adota um critério na distinção entre puberdade e adolescência. Ele diz que os dois processos não devem ser identificados, pois não acontecem exatamente ao mesmo tempo e em alguns aspectos são independentes. Ele também diz que se a puberdade não ocorrer, ou ocorrer de forma menos viva, não épor isso que a adolescência deixará de se manifestar no indivíduo.
A mudança da adolescência pode ser lenta ou repentina. Pode variar tanto no ritmo quanto na intensidade. Embora exija seu próprio tempo.
A adolescência é um período decisivo do ciclo vital, no qual a pessoa atinge a autonomia psicológica e insere-se no mundo social.


CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA A COMPREENSÃO DA ADOLESCÊNCIAStanley Hall chama esse período(12-24 anos) de "segundo nascimento". Seguidor da teoria darwinista (teoria da evolução).
Freud diz que as transformações relativas da puberdade constituem a origem das mudanças psicológicas da adolescência.
Anna Freud afirma que os adolescentes são excessivamente egoístas. Consideram-se o centro do mundo. Mas também é nessa fase que o ser humano é capaz de grandegenerosidade, sacrifícios e devoção. Anna mostra a vida flutuante de do adolescente, caracterizado pelos opostos indo e vindo: exaltação – indiferença; atividade – passividade; egoísmo – generosidade e altruísmo; apego ao material – espiritualismo desprendido; solidão e isolamento – agrupamento; submissão cega – rebeldia; otimismo – pessimismo; ascetismo – descontrole afetivo, hedonismo.
OttoRank diz que a adolescência é a passagem da dependência pra independência. A adolescência é o aspecto mais importante do desenvolvimento do indivíduo. Iniciam-se o processo de independência e voltam-se contra qualquer autoridade alheia ao ego.
Arminda Aberastury diz que o sinal característico desse perído é a necessidade de entrar no mundo adulto. O crescimento corporal e o desenvolvimento dosórgãos sexuais e da capacidade de reprodução são percebidos pelo adolescente como um novo papel, que modifica sua posição diante do mundo. As mudanças físicas levam o adolescente a uma fuga do mundo exterior refugiando-se em seu mundo interno. O adolescente também deve elaborar a perda do mundo infantil. Triplo luto do adolescente: luto pelo corpo infantil; luto pela identidade e papel infantil; lutopelos pais da infância. O adolescente vive a perda de seu corpo infantil mas sem ter ainda uma personalidade adulta. Com a aceitação de suas mudanças físicas, começa a vivenciar novos papéis e a buscar uma nova identidade. O adolescente quer ser tido como adulto para a liberdade, mas quer ser tido como criança diante de determinadas dificuldades.
Maurício Knobel diz que os adolescentes representamuma população vulnerável. Sindrome normal da adolescência cujos sintomas são: procura de si mesmo; tendência grupal; necessidade de fantasiar e intelectualizar; crise religiosa; desorientação temporal (tempo=presente); evolução do autoerotismo; rebeldia juvenil; tendência a ação; separação progressiva dos pais; flutuação do humor e estado de ânimo.
Erik Erikson diz que é o sentido de identidadeque leva o adolescente à adoção de decisões que lhe permitirão entrar no mundo adulto. Com o aparecimento do sentido de identidade, o adolescente passa a questionar-se mais sobre seu futuro. O risco específico dessa época é a confusão de papéis. Para Erikson a adolescência é um período no qual o indivíduo prepara-se para a autonomia, ao mesmo tempo que ainda recebe apoio da família, proteção e...
tracking img