Adolescência, vida adulta e velhice

ADOLESCÊNCIA
Passagem lenta e difusa (longa) para a maturidade.
Os adolescentes para defender-se criam barreiras diante do universo adulto.
A puberdade (que significa cobrir-se de pêlos... "idadeviril") é usada para assinalar o início da adolescência, referindo-se especificamente às mudanças corporais.
Adolescência é um período de crescer, desenvolver-se. É um período conflituoso e decrise... Processo de mudanças.
Françoise Dolto descreve esse período como um purgatório.
Jerónimo de Moragas adota um critério na distinção entre puberdade e adolescência. Ele diz que os dois processosnão devem ser identificados, pois não acontecem exatamente ao mesmo tempo e em alguns aspectos são independentes. Ele também diz que se a puberdade não ocorrer, ou ocorrer de forma menos viva, não épor isso que a adolescência deixará de se manifestar no indivíduo.
A mudança da adolescência pode ser lenta ou repentina. Pode variar tanto no ritmo quanto na intensidade. Embora exija seu própriotempo.
A adolescência é um período decisivo do ciclo vital, no qual a pessoa atinge a autonomia psicológica e insere-se no mundo social.


CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA A COMPREENSÃO DA ADOLESCÊNCIAStanley Hall chama esse período(12-24 anos) de "segundo nascimento". Seguidor da teoria darwinista (teoria da evolução).
Freud diz que as transformações relativas da puberdade constituem a origemdas mudanças psicológicas da adolescência.
Anna Freud afirma que os adolescentes são excessivamente egoístas. Consideram-se o centro do mundo. Mas também é nessa fase que o ser humano é capaz de grandegenerosidade, sacrifícios e devoção. Anna mostra a vida flutuante de do adolescente, caracterizado pelos opostos indo e vindo: exaltação – indiferença; atividade – passividade; egoísmo – generosidadee altruísmo; apego ao material – espiritualismo desprendido; solidão e isolamento – agrupamento; submissão cega – rebeldia; otimismo – pessimismo; ascetismo – descontrole afetivo, hedonismo.
Otto...