Adolecente enfratores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

ROSILDA MORAIS SALES

O MENOR INFRATOR
SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER

Cacoal
2011

ROSILDA MORAIS SALES

O MENOR INFRATOR
SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER

Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Portfólio Individual].

Prof. Lisnéia Rampazzo,Geane,Gleiton Lima, Rosane

Cacoal
2011

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) brasileiro, os crimes praticados por menores são chamados de infrações ou atos infracionais e as penalidades são de medidas sócio-educativas. O ECA estabelece uma diferenciação entre crianças infratoras, definidas como indivíduos até os 12 anos de idade incompletos, e adolescentes infratores, que são aquelesdos 12 aos 18 anos.

Em razão das transformações econômicas e sociais ocorridas ao longo do tempo, percebe-se que os problemas sociais estão cada dia mais freqüentes, dentre eles destaca-se a delinqüência juvenil, crime, alcoolismo, discriminação e preconceitos envolvendo grupos que residem em bairros com moradias inadequadas e favelas. Esta realidade no Brasil de muitas favelas configura-se deuma migração desordenada, contribuindo para a precariedade da vida de seus habitantes, aumentando muito a delinqüência juvenil.

A delinqüência juvenil é um dos mais preocupantes problemas sociais, que tem por sua vez como protagonistas adolescentes. O fato é que muitos deles saem às ruas diariamente para executarem trabalhos não honestos, sendo explorada por adultos que usam seus serviços comomão de obra barata como: o trafico de drogas, entregadores, revendedores de mercadoria roubada, que adquirem objetos furtados, por um preço insignificante. Enfim, constituem uma gama de patrocinadores do ilícito. A maior parte dos jovens infratores no Brasil pratica furtos para garantir sua sobrevivência. Como também uma grande parte é viciada em drogas como: cocaína, maconha, cola de sapateiro.Percebe-se que a violência destes adolescentes, em sua esmagadora maioria reflete a mesma do meio em que ele vive.

Estes jovens procuram nas drogas um refugio e a pratica de furtos é uma maneira de obter recursos para continuar sua fuga. A falta de apoio para com estes jovens os conduz a adentrar a passos largos na marginalidade fazendo deles vitimas de si mesmo. As idades dos que praticam atosinfracionais chocam a sociedade pela brutalidade com que são contidos, eles tem crueldade que às vezes supera a de bandidos perigosos adulto. Atualmente os jovens estão ficando cada vez mais violentos e o mais lamentável é que este comportamento esta começando cada dia mais cedo, e eles descobrem que podem ganhar dinheiro rápido e fácil através de furtos, roubos e trafico de drogas.

Observa-sehoje que maior parte dos adolescentes infratores é oriunda de famílias desestruturadas onde muitos deles saem de casa para fugir da pobreza e escapar de brutalidade. Na maioria das vezes os pais são sem profissão definida, pais alcoólatras que educa através da brutalidade e violência, espancamento e até estupro. Apesar das agressões nas ruas, eles preferem habitá-las a ter que suportar a violênciade suas casas. Na realidade, os infratores na sua grande parte, tiveram uma infância difícil, sem condições adequadas para sobreviver, onde os pais, normalmente, são viciados e os tratam com violência, tornando-se então um dos maiores fatores responsáveis pela pratica de ato infracional entre jovens adolescentes. Portanto, a responsabilidade dos pais é muito grande na formação dos filhos, já quelhes cabe, mais pelo exemplo do que pelas palavras, dar a eles a devida orientação e acompanhamento. No entanto, contemporaneamente, a família tem sido atingida por vários fatores que lhe tem minado a estabilidade econômica, moral e social.

Podemos perceber que além dessas situações, existem outros problemas que podem ser vistos, sendo notório que grande porcentagem dos adolescentes em...
tracking img