Adolecencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

A Puberdade 2
Hormônios à flor da pele 3
A masturbação 4
Gravidez precoce 5
A sexualidade e os pais 5
Questionário 6
Bibliografias 9

A Puberdade
A puberdade é correspondente à passagem da fase da infância para a adolescência, marcada por transformações biológicas de âmbito comportamental e corpóreo, conferindo pelo surgimento dos caracteres sexuais secundáriosdiferenciados de acordo com o gênero.

No organismo masculino tais variações da maturação geralmente ocorrem entre a faixa etária dos 12 aos 14 anos de idade, e para o corpo feminino esse marco caracteriza-se a partir da primeira menstruação, também denominada de menarca, conferindo maturidade por volta dos 10 aos 13 anos de idade.Tais mudanças são coordenas a partir da açãoendócrina mediante a atuação de hormônios hipotalâmicos, desencadeando a síntese de hormônios hipofisários, que irão estimular as glândulas sexuais a produzirem respectivamente: testosterona nos testículos (gônada masculina), e estrógeno nos ovários (gônada feminina).

Contudo, em condições normais os hormônios não são totalmente exclusivos de cada sexo, as glândulas sexuais bem como assupra renais de ambos os sexos produzem estrógeno e testosterona em níveis de concentração tolerantes e adequados ao desenvolvimento masculino e feminino.
As principais características desse desenvolvimento são:

Masculino
- surgimento de pelos nas regiões axilares (axila), inguinais (pubianos) e torácicos (peito);
- aumento em volume dos testículos e tamanho do pênis;
- crescimento de pelosfaciais (barba);
- oscilação com posterior entonação da voz;
- alargamento da omoplata (escápula /ombros);
- desenvolvimento da massa muscular;
- aumento de peso e estatura;
- início da produção de espermatozóides.

Feminino
- expansão óssea da cintura pélvica (bacia);
- princípio do ciclo menstrual;
- surgimento de pelos nas regiões axilares (axila) e inguinais (pubianos);
- depósito degordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas;
- desenvolvimento das mamas.
Hormônios à flor da pele
No ano de 2009 a 2010, adolescentes começaram a circular pelas escolas brasileiras com pulseiras coloridas. Parecia apenas mais uma moda, até que os adultos perceberam que tudo se tratava de um jogo com conotação sexual - para cada cor, havia uma atitude correspondente. Assim, se um meninoarrebentasse a pulseira amarela no braço de uma menina, ela era obrigada a  dar um abraço nele. Se fosse roxa, a "prenda" era um beijo de língua (a lilás era "só" um selinho). A escala de carícias chegava a "sexo" (preta), "tudo o que quiser" (transparente).

A possibilidade de que a brincadeira estivesse sendo levada às últimas consequências deixou pais e educadores alarmados - talvezpelo fato de ver a garotada falando abertamente sobre aquilo. E o que poderia ser uma oportunidade para uma conversa franca sobre um tema tão importante (porém ainda tabu para muita gente) acabou, em vários casos, com a proibição pura e simples do uso dos acessórios nas escolas. A atitude foi condenada por especialistas, que reforçam a necessidade de compreender que, quando os jovens entram napuberdade, iniciam um processo intenso e conflituoso para construir a própria sexualidade. Ajudá-los a entender esse caminho é a melhor maneira de lhes dar ferramentas para ter uma vida sexual plena e responsável. Como ainda não têm experiência para moderar as vontades que sentem muitas vezes os jovens agem sem pensar ou só refletem sobre o que fizeram depois do ocorrido. Há ainda o agravante de que,nessa fase, existe o resgate da fantasia da onipotência, ou seja, achar que nada vai acontecer a si. É nesta fase que os hormônios ficam à flor da pele, ou seja, a necessidade de conhecer esse mundo sexual aumenta ainda mais.

A masturbação

Muitos mitos envolvem a masturbação, tanto a masculina quanto a feminina. Por esse ato ainda ser, até hoje, um tabu social e motivo para risos e...
tracking img