Contexto Histórico da Adoção
A prática da adoção é encontrada nos sistemas jurídicos das civilizações mais antigas evoluiu até a contemporaneidade. Assim, é uma ação antiga que, tem comofinalidade dar filhos a quem não pode tê-los biologicamente, garantindo a perpetuação da família.
O ato de adotar possui raiz histórica e já possui desde a legislação antiga, como no Código de Hammurabi,havia regras de adoção na Babilônia, onde o ato de adotar possuía caráter contratual e a esposa estéril poderia adotar os filhos do marido com outra mulher.
Em Atenas a adoção só poderia ser feita peloscidadãos, não sendo permitido o ato de adotar aos estrangeiros ou escravos, que não podiam adotar ou serem adotados. Se a pessoa não possuísse descendente de maneira natural, o pater famílias, quenão possuísse herdeiros poderia recorrer à adoção para a finalidade de perpetuação da família.
No Egito, o instituto também era praticado, no qual jovens eram selecionados na “Escola da Vida”, com afinalidade de serem adotados pelo Faraó, podendo no futuro ser seu sucessor.
Antes do Código Civil de 1916, a adoção no Brasil era regida de maneira não sistematizada, sendo que somente com o advento domesmo é que o ordenamento brasileiro veio disciplinar o instituto da adoção, que dava a oportunidade aos casais estéreis a terem filhos. Com o passar do tempo, percebeu-se a importância da adoçãocomo proteção da criança e do Adolescente.
No Brasil, o instituto surgiu com o Código Civil de 1916, que dava oportunidade aos casais estéreis a terem filhos. Com o passar do tempo, contudo, olegislador brasileiro percebeu a importância que a adoção poderia ter para proteção da criança e do adolescente.
A adoção era feita por escritura pública e o parentesco resultante se limitava ao adotante e aoadotado, o que excluía o adotado aos direitos sucessórios se os adotantes tivessem filhos legítimos, legitimados ou mesmo reconhecidos. Com esta exceção, no pátrio poder, eram admitidos os... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 11). Adoção por pares Homoafetivos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ado%C3%A7%C3%A3o-Por-Pares-Homoafetivos/44046268.html

MLA

"Adoção por pares Homoafetivos" TrabalhosFeitos.com. 11 2013. 2013. 11 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ado%C3%A7%C3%A3o-Por-Pares-Homoafetivos/44046268.html>.

MLA 7

"Adoção por pares Homoafetivos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2013. Web. 11 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ado%C3%A7%C3%A3o-Por-Pares-Homoafetivos/44046268.html>.

CHICAGO

"Adoção por pares Homoafetivos." TrabalhosFeitos.com. 11, 2013. Acessado 11, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ado%C3%A7%C3%A3o-Por-Pares-Homoafetivos/44046268.html.