Admistraçao

Páginas: 5 (1081 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2010
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ECIÊNCIAS CONTÁBEIS
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

Lorhane Praça Leite
201001180305

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

Armação de Búzios
27 de agosto de 2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................3
2. O SISTEMAORGANIZACIONAL DA CBC ......................................................................4
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC.................................................................................. 5
4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC ..............................................................................6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................... 7
6. REFERÊNCIAS ................................................................................................................... 8

1. INTRODUÇÃO

Esta grande empresa começou em 1974, quando Claudio, gerente de uma loja uniu-se a Marcel, imigrante Frances com grande experiência no ramo têxtil. Primeiramente montaram uma uma pequena oficina deconfecção, Claudio cuidava das fincões administrativas e Marcel com grandioso talento cuidava de toda produção.
A partir daí começaram a desfrutar do sucesso do mercado de vendas, suas demandas acabavam rapidamente, o os lucros também. Parecia que tudo estava perfeito.
Eles atuavam brilhantemente , cada um em seus setores, e em poucos anos a empresa se transformou em sociedade anônima ,a CBC. Jáhaviam mais de 500 funcionários e distribuição para todo território brasileiro.
Nomearam 5 diretores dentro dos funcionários que mais destacavam-se na empresa, e a situação financeira da empresa e seus diretos era bem sólida, não havia motivos para preocupações.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

O sistema organizacional era dividido entre os 2 sócios de início que seria Cláudio oresponsável por toda a burocracia e administração da empresa e Marcel o responsável pelas tarefas cotidianas e pela operação.Cláudio tomava todas as decisões sozinho, demonstrando assim ser uma pessoa autoconfiante e dominadora, pois somente repassava as decisões para Marcel e o restante executar sem pedir ao menos opinião dos demais.
Já Marcel por Ter extremo pavor a essa área burocrática eadministrativa, não se pronunciava em relação as decisões de Cláudio deixando a seu critério essa parte, não se preocupando caso algum dia tivesse que chegar a tomar tais decisões.
Com o crescimento da empresa, Cláudio e Marcel resolveram promover alguns funcionários antigos que demonstraram fidelidade, dando a eles cargos de diretoria, a cúpula da CBC continha 7 diretores, porém as decisõescontinuaram sendo tomadas por Cláudio e somente executadas pelos demais.
Com o afastamento de Claudio ,elegeram Marcel para presidente da empresa, pois acharam – no mais indicado para assumir tal cargo, esquecendo que o mesmo tinha pavor a burocracia e a administração, e assim como os demais diretores era desqualificado para o cargo.
O ato de delegar, que significa transmitir poderes, em umaempresa bem planejada, com um planejamento voltado a estratégia tática, é muito utilizado pois a comissão de diretores está totalmente apta a tomar decisões uns pelos outros, portanto a falta de um componente da comissão não será assim tão prejudicial.
Já na CBC, como todas as decisões eram tomadas por Cláudio, a falta do mesmo fez com que a comissão da empresa viesse a se desentender e seafastar de suas funções, por falta de uma pessoa que soubesse assumir o cargo de Cláudio, para tomar as decisões como o próprio, já que nenhum diretor estava apto a tomar decisões.

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC

As relações entre os Diretores eram amigáveis e cordiais com todos,seguindo as orientações do Diretor Presidente. A equipe dirigente,constituída pelos sete diretores, era "a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Admistração
  • Admistração
  • Admistracao
  • admistraçao
  • Admistração
  • Admistraçaõ
  • admistração
  • admistração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!