admiravelmundo novo cap 5 e 6

1724 palavras 7 páginas
No capítulo 5 é narrado o encontro entre um casal absolutamente incrível:- Lenina e Henry Foster. A sugestão é de que entre o regime socialista concebido por Lenin e o sistema de produção capitalista criado por Henry Ford não há diferença qualitativa. Ambos são perfeitos para explorar a força de trabalho das classes subalternas, por isso podem tornar-se parceiros e manter relações amistosas. Não foi a toa, portanto, que foi possível a união entre EUA e URSS na II Guerra Mundial. O jogo irônico com os nomes não para aí. No capítulo 6 o narrador afirma que "...estranho era o juízo de Lenina sobre Bernard Marx." Lenin se pretendia um fiel interprete de Karl Marx e nunca materia um juízo estranho sobre o mestre.
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Fernando Luís Ávila Góis
Paulo Marcelo Duarte Miranda
Admirável Mundo Novo é uma obra escrita por Aldous Huxley e publicada em 1932 que narra um hipotético futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a existirem em consonância com as leis e normas sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas. A sociedade desse "futuro" inventaado por Huxley não possui a ética religiosa e apegos morais que regem a sociedade atual. Qualquer dúvida e incerteza dos cidadãos era dissipada com o consumo da droga sem efeitos colaterais chamada "soma". As crianças têm educação sexual desde os mais tenros anos da vida. O conceito de família também não existe.
Admirável mundo novo é um clássico sobre o domínio, o futuro e a liberdade. A história narra um futuro sem famílias, democracias, cristianismo e arte. As pessoas são pré-condicionadas biologicamente e psicologicamente, uma sociedade organizada por castas, onde os indivíduos são antecipadamente determinados. A promiscuidade é a regra, cada um pertence a todos.
Matrimônio, pai e mãe são vistos como piadas. Há uma oposição do governante a tudo que for intenso ou muito prolongado. Os homens não têm esposas, nem filho, nem amantes por quem

Relacionados