Admirável mundo novo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Que relação existe entre a situação da Itália e a obra “O Príncipe”?

A Itália de Maquiavel é a Itália renascentista. Maquiavel sempre procurou servir sua cidade natal, Florença. Maquiavel participou direta e ativamente no governo florentino durante muitos anos e posteriormente ocupou-se da política teórica. Ele tentava compreender qual a lógica própria que rege as relações de poder nas maisdiversas circunstâncias.
Maquiavel viveu em uma Itália conturbada por disputas políticas. França e Espanha frequentemente aproveitavam-se das lutas e divisões internas para se apropriarem de partes do território italiano. A Itália era um país culto, rico e artístico, porém sua situação político-militar a colocava em posição de desvantagem. A Itália vivia uma instabilidade política permanente,as disputas pelo poder eram sempre resolvidas por atos de força. A participação da igreja nas lutas pelo poder contribuiu também para tornar o quadro político mais complexo.
Maquiavel que viveu toda essa conjuntura política, a tomou como desafio tanto para sua atuação prática como para sua reflexão teórica.

2) Qual a importância da figura do príncipe?

Para Maquiavel o príncipe é a maisimportante das figuras tanto que por este motivo ele monta, em sua obra, um manual que objetiva a figura do príncipe. Relata como o príncipe deve se comportar nas mais diferentes situações e como deve agir diante de tais situações. A intenção de Maquiavel é escrever algo útil para quem estiver interessado, um verdadeiro manual. Para José Nivaldo Junior, Príncipe na obra de Maquiavel é o principalcidadão do Estado, de acordo com o sentido que o vocábulo tinha na Roma Antiga. Maquiavel procurava estudar e orientar o governo dos príncipes, se entendermos príncipe como governante. Em seu discurso, Maquiavel relata como um príncipe pode se arruinar e como pode ser fadado a sofrer. No capítulo XV, Maquiavel relata melhor o que se espera de um bom príncipe ou um bom político: “(...) seria muitolouvável que um príncipe possuísse todas as boas qualidades acima enumeradas” (pág. 83). Seria muito louvável que um príncipe possuísse todas as boas qualidades, mas as condições humanas do príncipe, não as permitem, devendo ele ao menos ser prudente para evitar escândalos.
Em suma, o autor relata como evitar os vícios que podem abalar o seu governo.

3) Segundo “O Príncipe” toda a cidade estavadividida em dois desejos opostos. Que desejos são esses? Explique-os.

Os dois desejos opostos em todas as sociedades antigas e modernas são os desejos de dominar e de não-querer ser dominado. A classe superior tem o desejo de oprimir e dominar. A classe dominada tem o desejo de lutar e resistir a este domínio.

4) Qual é, de acordo com Maquiavel, o ponto de partida para pensarmos a política?Maquiavel é considerado o pai da ciência política, pois em seus ensinamentos ele rompe com a ética e com a religião (ele foi o primeiro teórico a separar Estado e Religião). A grande lição que o livro nos ensina é que os fins justificam os meios, ou seja, Maquiavel pensa que se for para um bem maior um mal pode ser cometido. Maquiavel não fez juízo de valor sobre a política e por isso o ponto departida é o pensamento científico e racional, pois a ciência tende a ser avalorativa.

5) Qual é a finalidade da política?

Para Maquiavel, a política era a conquista e a manutenção do poder ou da autoridade. A religião e a moral, que eram associadas à política nada tinham a ver com este aspecto fundamental. Somente em casos em que a moral e a religião ajudassem à conquista e à manutenção dopoder, aí sim elas também teriam seu lugar.

6) Qual é a lógica da política?

Para Marilena Chauí (2000, Filosofia, p. 200-204) a lógica política de Maquiavel nada tem a ver com as virtudes éticas dos indivíduos em sua vida privada. O que poderia ser imoral do ponto de vista da ética privada pode ser virtude política.
Maquiavel inaugura a idéia de valores políticos medidos pela eficácia...
tracking img