Adminstraçao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Este item apresenta algumas definições básicas de contabilidade de custos, além de características normalmente encontradas em sistemas de custos tradicionais que prejudicam ou não fornecem subsídios relevantes à gerência hoje em dia.
GASTO é o sacrifício financeiro que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, ou seja é o valor dos bens e serviços adquiridos pelaempresa. DESEMBOLSO é o pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço, que pode ocorrer em momento diferente do gasto. INVESTIMENTO é o gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuros períodos. CUSTO é o gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços, ou seja, o valor dos insumos usados na fabricação dos produtos da empresa. Oscustos estão relacionados com a fabricação dos produtos, sendo normalmente divididos em Matéria-Prima (AQ), Mão-de-Obra Direta (MOD) e Custos Indiretos de Fabricação (CIF).
DESPESA é o valor dos bens ou serviços consumidos direta ou indiretamente para a obtenção de receitas. Nesta visão, os custos dos produtos vendidos pela empresa tornam-se despesas no momento da venda. Às vezes, este termo éempregado para se identificarem os gastos não identificados com a produção, isto é, referem-se às atividades não produtivas da empresa, geralmente sendo separadas em Administrativas, Comerciais e Financeiras. O termo OV ERHEAD é muitas vezes utilizado para descrever os custos e despesas que não podem ser alocados diretamente aos produtos.
Algumas vezes, o termo "custo" é empregado para identificartanto os custos quanto as despesas, por simplicidade. Neste trabalho, não serão considerados investimentos pela empresa, fazendo com que o termo "gastos" englobe apenas os custos, despesas e perdas.
A classificação dos custos considerando sua relação com o volume de produção normalmente divide-os em custos fixos e variáveis. 7 Custos fixos são aqueles que independem do nível de atividade daempresa, ou seja, não variam com alterações no volume de produção. Os custos variáveis, ao contrário, estão intimamente relacionados com a quantidade produzida, isto é, crescem com o aumento do nível de atividade da emp resa.
A maior parte das perdas está relacionada aos custos fixos, os quais são despendidos independentemente da produção ou da utilização dos recursos. O tratamento dado aos custosfixos é determinado pelo princípio de custeio utilizado.'
Mais precisamente, pode-se classificar os custos em fixos e variáveis em relação a outra base que não a produção. Por exemplo, o consumo de energia elétrica pode ser considerado como um custo variável em função do tempo de funcionamento de uma máquina, ao invés da produção.
A separação dos custos em fixos e variáveis é o fundamento do quese denomina custos para a tomada de decisões, fornecendo muitos subsídios importantes para as decisões da empresa. Esta categorização é temporal, quer dizer, está condicionada a um período de tempo. Custos que são fixos considerando-se um período podem variar em um prazo maior. Por exemplo, o custo de mão-de-obra direta pode ser fixo se tomado um mês como base , mas será variável caso sejaconsiderado um semestre. Se o prazo for suficientemente longo, todos os custos tomam-se variáveis.
Outra classificação bastante importante para as tomadas de decisões é a separação dos custos em diretos e indiretos, de acordo com a Facilidade de identificação dos mesmos com um produto, processo, centro de trabalho, etc.
Custos diretos são aqueles facilmente relacionados com as unidades de alocação decustos (produtos, processos, setores, etc). Os custos indiretos não podem ser facilmente atribuídos a estas unidades, necessitando de rateios para isto. Tais rateios causam a maior parte das dificuldades e deficiências dos sistemas de custos, pois não são simples e podem ser feitos por vários critérios. A alocação dos custos indiretos aos produtos é feita vi a métodos de custeio.
Custos podem...
tracking img