Adminstração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

INTRODUÇÃO

Ao pesquisarmos o significado da palavra contabilidade segundo o Dicionário Aurélio (2010) encontramos o seguinte: “ciência das contas comerciais, com escrituração da receita e da despesa. / Serviço encarregado dessas contas.// Contabilidade pública, conjunto de normas especiais aplicáveis à gestão dos dinheiros públicos.” Claro que é apenas um dossignificados da palavra contabilidade; pois temos vários conceitos de contabilidade. Vejamos alguns: Contabilidade é um processo de comunicação de informações econômicas para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos. Hendriksen(apud PADOVEZE, 2000, p. 49).

É a ciência (ou técnica, segundo alguns) queestuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.(FRANCO, 1997, p. 21).

Podemos então afirmar que a Contabilidade é uma ciência quevisa estudar, controlar e revelar o real estado do patrimônio.
Temos o objeto da contabilidade que é o Patrimônio das entidades econômicas administrativas. Para CREPALDI (1995) “Tendo como premissa básica o fato de o patrimônio empresarial não ser estático, alterando-se a cada operação, e sabendo que o volume de transações requer um controle próprio.”
O objetivo dacontabilidade é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômico-administrativas. Para IUDÍCIBUS (1995, p.21) “o objetivo básico da contabilidade, portanto pode ser resumido no fornecimento de informações econômicas para os vários usuários, de forma que propiciem decisões racionais.”
A análise das Demonstrações Contábeis consiste em umatécnica que realiza a decomposição, comparação e interpretação dos demonstrativos de uma empresa. Tem a finalidade de transformar os dados extraídos das demonstrações em informações úteis para a tomada de decisões por parte dos contadores, administradores e usuários da empresa.
As Demonstrações Contábeis são um conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadosanualmente, segundo a lei 6.404/76 a qual determina a estrutura básica das quatro demonstrações financeiras, com isso, essa lei trouxe consideráveis aperfeiçoamentos contábeis em relação às práticas anteriormente vigentes e tornou-se um marco da história da Contabilidade no Brasil.
Para RIBEIRO (2003, P.279), as Demonstrações Financeiras na Lei 6.404/76 são as seguintes:
-Balanço Patrimonial;
- Demonstração do Resultado do Exercício;
- Demonstrações de Lucros ou Prejuízos Acumulados;
- Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido;
- Demonstrações das Origens e Aplicações de Recursos.
Vamos analisar algumas delas:
Balanço Patrimonial: na contabilidade e no direito, a palavrabalanço vem do equilíbrio ou da igualdade expresso nas seguintes fórmulas contábeis:
- Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido
- Aplicações = Origens
A idéia de uma balança de dois pratos, onde sempre é encontrada a igualdade. A balança ainda tem a idéia de mensuração do peso, mas no caso do Balanço Patrimonial não se mede o peso, e sim o patrimônio.O termo patrimonial tem origem no patrimônio da empresa, ou seja, um conjunto de bens, direitos e obrigações. Somando-se as duas partes tem-se o balanço patrimonial, equilíbrio do patrimônio, igualdade patrimonial. Em amplo sentido, o balanço evidencia a situação patrimonial da empresa em determinada data.
Demonstrativo do Resultado do Exercício: destina-se a evidenciar a...