Adminitsração da produção

476 palavras 2 páginas
Utilização de ferramentas de produção enxuta em padaria de uma rede de supermercados Carvalho, E. A. C.; Carvalho, R. A. C.; Horacek, S. V.; Piva, D. dos S. Escola de Engenharia Mauá, São Caetano do Sul - SP 1. Objetivos
Mais de 80% de todas as empresas comerciais existentes no Brasil são do 1 segmento varejista . A padaria, foco deste trabalho é um dos setores que mais crescem neste segmento. O objetivo deste trabalho é introduzir as ferramentas de produção enxuta em uma padaria, para que seja possível o mapeamento das possíveis perdas encontradas ao longo do processo produtivo e que estas sejam minimizadas, aumentando a competitividade da empresa e garantindo a satisfação de seus clientes através da qualidade de seus produtos oferecidos.

Para os outros problemas encontrados no processo produtivo foram propostas de ações de melhorias, utilizando ferramenta 5W2H:

Figura 01: Planilha 5W2H

2. Material e Métodos
A metodologia a ser utilizada no trabalho é estudo de caso, visto a criação, levantamento e sugestões para implantação de controles da produção, visando melhora do desempenho e da produtividade da padaria e desenvolvendo alternativas, baseadas nas ferramentas do Lean Manufacturing. Para a coleta de dados, foi utilizada técnica de entrevista com os funcionários da padaria, visando identificar problemas diários da produção e possíveis sugestões de melhoria. Assim como foi também aplicada uma pesquisa (questionário) com os clientes, durante o período de promoção da padaria (horário de pico) em relação ao atendimento e qualidade dos produtos. Foi também utilizada técnica de observação, durante as visitas in loco na produção da padaria, para entender melhor o 2 fluxo do processo e seu modus operandis .

Foi também mapeado o fluxo de processo para o produto pão francês, que hoje equivale a 63% das vendas totais da padaria e elaborada a ficha técnica do produto, com intuito de padronizar o produto, diminuir perdas relacionadas a matéria-prima e garantir

Relacionados

  • Trabalho De Trabalho Hoje
    546 palavras | 3 páginas