ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

7364 palavras 30 páginas
1. EMPRESA DE PEQUENO PORTE E A CRISE DA EMPRESA DE GRANDE PORTE: MITO E REALIDADE.

O sucesso de uma organização, de qualquer porte ou segmento, está condicionado à capacidade que ela tem de atender às necessidades dos clientes / usuários de seus produtos /serviços e, dessa forma, gerar resultados.
Planejar é um processo que pessoas e organizações devem executar, de forma sistemática e contínua, e que possibilita definir: o que vai ser feito; com que finalidade vai ser feito; de que maneira vai ser feito; quem vai fazer; qual o prazo para ser feito; onde vai ser feito; quanto vai custar.
Após planejar, deve-se partir para o desenvolvimento das ações, iniciando-se por capacitar as pessoas a executarem os processos (o que precisa ser feito), com base em um sistema de informações que possibilite o controle dos resultados obtidos e, se necessário, a correção de rumos, em um giro constante do ciclo PDCA (planejamento, desenvolvimento, controle e atuação).
Isso muitas vezes não ocorre. Por este motivo, as ME(micro empresa) e EPP(empresa de pequeno porte) acabam por enfrentar problemas para sobreviverem, se manterem ou se desenvolverem no mercado.
Com isto, temos alguns exemplos de especialista que algumas vezes são divergentes ao falarem como as empresa de pequeno e grande porte estão lidando com a flexibilidade de produção e inovações tecnológicas.
Os analistas divergem entre duas idéias: a de que as empreas de pequeno porte conseguem enfrentar a nova realidade de uma forma melhor que as grandes empresas, gerando mais empregos e a outra é que as empresas de pequeno porte não tem a mesma capacidade de atravessar periodos de crise a acabarem fragmentadas por não acompanhar o rítmo da concorrência.
A segunda tendência identificável enfatiza pelos analistas nos últimos anos, é a crise de grande empresa e a flexibilidade das pequenas e médias empresas como agentes de inovação e fontes de criação de empregos. Para alguns observadores, a crise da empresa de

Relacionados