ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕESUnidade III - O Papel Estratégico da Produção nas Organizações

437 palavras 2 páginas
O Papel Estratégico da Produção nas Organizações

De acordo com o texto:

1 - Faça um esboço e justifique a influência dos consumidores da Organização, influência dos concorrentes da organização e desenhe o estágio do ciclo de vida do produto em que as indústrias nacionais se encontram.

2 - Demonstre quais estratégias de produção poderiam ser utilizadas para a minimização dos efeitos da concorrência.

1 - As necessidades dos consumidores e a capacidade de satisfazer essas necessidades mudam de acordo com as influências, mas a pesar de suas limitações, o ciclo de vida pessoal é um ponto de partida útil para identificar de que maneira as necessidades mudam, para assim, utilizar disso como boas influências no processo de compra.
Cada consumidor reage de forma distinta sob estímulos idênticos. A estrutura do conhecimento opinião ou crença, acerca do ambiente e de si próprios, leva os consumidores a agir cada um de maneira desigual. Pessoas originárias da mesma subcultura, classe social e ocupação podem ter diferentes estilos de vida, portanto, tipos de consumos diferentes, existem forças que influenciam na estratégia de uma empresa: concorrentes, fornecedores, produtos substitutos, novos entrantes e consumidores. Com a globalização, todos esses fatores tiveram suas dimensões ampliadas. A abertura de mercado fez com que essas forças passassem a ser vistas a nível mundial, não mais regional. Pode-se vender um produto na Europa, os concorrentes podem ser japoneses, novos entrantes podem ser americanos, produtos substitutos podem ser argentinos.

Quando se fala do ciclo de vida de um produto fala-se tanto, por exemplo, de aparelhos de fax, carruagens, fornos de micro-ondas e discos de vinil quanto do sucesso ou fracasso de uma versão específica de um produto.
O ciclo de vida de um produto visa a olhar além das fronteiras da empresa, não se preocupando, necessariamente, com as competências da empresa avaliada. A questão seria (com um exemplo atual):

Relacionados