Administração comunicação e linguagem

6331 palavras 26 páginas
COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO VERBAL E COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
A comunicação não se faz apenas por meio da língua, que denominamos código verbal. Usamos também os gestos, o tom de voz, as roupas para nos comunicar.
Podemos lembrar outra situação corriqueira: o trânsito engarrafado às seis horas da tarde numa grande metrópole. É véspera de feriado. Pense na luz vermelha do semáforo, nas buzinas dos carros, no apito e nos gestos rápidos do agente de trânsito, tentando fazer fluir aquilo que parecia impossível... Luzes, buzinas, apitos e gestos também são meios de nos comunicarmos.

COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA
Agora vamos refletir um pouco mais sobre a comunicação. Todo mundo sabe que a tecnologia encurtou distâncias e mudou nossa percepção do tempo. Você pode estudar de bermuda, na varanda da sua casa, acessando a Internet com o laptop no colo, se o tempo estiver bom, ou imprimir algumas páginas da Internet e ler no ônibus, a caminho do trabalho.
Pela web, podemos nos ligar a grandes bibliotecas, conversar com nossos colegas, mandar mensagens instantâneas e ver as novas fotos de nossa afilhada. E tudo isso ao mesmo tempo! A teleconferência coloca pessoas de lugares distantes em um mesmo ambiente virtual. Esse cenário seria impossível há alguns anos!
Podemos interagir com programas de TV, escolher nossa programação pelo celular, acompanhar em tempo real o que se passa do outro lado do mundo ou nos comunicarmos instantaneamente com nossos amigos ou com desconhecidos numa rede de relacionamentos.

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Para entender melhor o processo de comunicação, podemos esquematizá-lo de uma forma simples.
A comunicação acontece, basicamente, toda vez que alguém envia uma mensagem a alguém. O Quadro 1.1 apresenta de forma esquemática o processo de comunicação.
As pessoas envolvidas no processo de comunicação denominam-se emissor e receptor. A mensagem é o conjunto de informações transmitidas. O código diz respeito ao

Relacionados