Administração Cientifica e o Filme Tempos Mordenos

733 palavras 3 páginas
CURSO TÉCNICO EM FARMACIA

ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA DE TAYLOR E O FILME TEMPOS MODERNOS DE CHARLIE CHAPLIN

CURSO TÉCNICO EM FARMACIA

ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA DE TAYLOR E O FILME TEMPOS MODERNOS DE CHARLIE CHAPLIN

Relatório do Filme Tempos Modernos de Charlie Chaplin para a Disciplina de Administração e Organização do Processo de Trabalho do Curso Técnico em Farmácia

No dia 9 de fevereiro de 2015 foi visto em sala de aula o filme Tempos Modernos do cineasta Charlie Chaplin, com objetivo de comparar o contexto do filme com a administração cientifica de Taylor.
A administração cientifica de Taylor tinha ênfase nas tarefas, buscando a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e a redução dos custos de produção. Garantindo assim, uma boa relação custo/ benefício para as empresas.
Com isso Taylor buscava fazer com que os funcionários produzissem mais em menos tempo, sem que a empresa sofresse algum prejuízo e também definir o método de trabalho mais adequado e determinar o tempo padrão para sua execução. Após isso, treinar o operário para que ele excute o trabalho seguindo o método e de acordo com o tempo padrão. Quem produz mais, recebe mais.
A administração de Taylor tem como princípios: planejamento, preparação do trabalhador, controle e execução.
No filme Tempos Modernos o cineasta Charlie Chaplin retrata a rotina de trabalho de um funcionário de uma grande indústria de um jeito bem humorado, tendo como personagem principal e roteirista o próprio Charlie Chaplin.
A relação do filme com a administração de Taylor começa logo no início do filme, quando o presidente da corporação aparece em uma videoconferência pedindo para aumenta a velocidade da secção 5, o que nos remete a ideologia de Taylor de produzir mais em menos tempo, podemos também ver em seguida a divisão de função para cada funcionário, cada um executando um trabalho específico

Relacionados