Administraçao de cargos, e salariose beneficios trabalhistas

13220 palavras 53 páginas
[pic] Universidade Anhanguera – Uniderp Centro de Educação a Distância Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS

Edinéia da Silva Santos –

Taguatinga /DF 2012 Anair Ferreira Lima Duarte Claudinéia Cristina Peres da Silva Edinéia da Silva Santos Genival Antônio Rozendo Karina Silva dos Santos Mara Vanessa Dias de Souza Rodrigo de Almeida Santos
RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS

Luciana Tutora á Distância José Carlos Alves Frazão Tutor Presencial

Atividade Avaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota saúde e segurança no trabalho.

Taguatinga/DF 2012
INTRODUÇÃO

Relações Trabalhistas referem-se ao relacionamento entre a organização, os seus membros e os sindicatos que os representam. As políticas de relações trabalhistas podem ser de cunho paternalista, autocrático, de reciprocidade ou particular, que envolve a co-responsabilidade do sindicato na manutenção do clima organizacional sadio. As relações trabalhistas são influenciadas pelo estágio do sindicalismo. Existem meios de ação sindical legítimos e legais, como a greve, bem como meios ilícitos de pressão, como a greve simbólica, a greve de advertência, a greve de zelo, a operação tartaruga, a paralisação relâmpago, etc. Em contrapartida, existem meios de pressão patronal, como o locaute e a lista negra. A representação dos trabalhadores na organização pode ser direta (ou anti-sindical) como no caso dos conselhos de fábrica e comitês de empresa, ou sindical, quando há engajamento dos trabalhadores nos seus respectivos sindicatos.

Relacionados