Administrativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que interessa aos sociólogos e antropólogos?

A palavra sociologia tem origem do latim significando o estudo da sociedade por seu funcionamento e normas que definem a ciência da sociedade preocupando-se com o comportamento dos grupos presentes na sociedade através do estudo e desenvolvimento constitucional. Já na Antropologia notamos o estudo tem foco no homem por meio do estudo do mesmoavaliando as seguintes dimensões: biológicas, socioculturais e filosóficas analisando por exemplo, religiões organização política, sexualidade entre outros, porem percebemos que mesmo com esses tipos de estudo ainda temos diversas falhas em nossas leis e normas estabelecidas, sendo falhas e talvez de generalistas de mais em ocasiões especificas podendo não trazer uma definição correta em algumasituação já que cada homem pode ser um individuo único e diferente do seu próximo, já as normas são de formas gerais para todos os homens.

A pré-modernidade do mito ao ilusionismo

Na era ocidental notamos que o conhecimento do homem era pelo saber mítico, sendo passado a cada geração, porem estudos de indivíduos como estes pode nos trazer resultados não reais já que os mesmos viviam de formamoldada por leis de deuses que nunca existiram alterando totalmente a essência do homem. Nesta época costumes como estes regiam a sociedade tendo a natureza como algo sagrado já que os homens compreendiam que os deuses se manifestavam por meio dela, sendo assim se limitavam sem interferir no mundo limitando o seu crescimento.
Notamos também que nessa época existiam falhas como grandes contradiçõespelas “religiões” estabelecidas, mas em um determinado momento essa teoria foi derrubada e o homem pode se desenvolver por si só criando suas teorias por experiências próprias já que as “normas“ estabelecidas não os conduziam a verdade.
Em meados do século seis antes de Cristo o homem começa a tomar um novo rumo evoluindo a sua capacidade de viver em sociedade com novos conceitos que geraramsurgimentos como a escrita e a lei. Assim o homem passa a ter um raciocínio lógico o conduzindo a transformação de idéias mais coerentes e justificáveis a respeito do mundo e da sociedade passando a filosofar aumentando o seu conhecimento, como por exemplo, temos Sócrates, Platão e Aristóteles que foram figuras importantes para esse grande passo.
Em meados do século cinco notamos por meio da teologiaque nessa fase que a sociedade se regia através das normas estabelecidas pela igreja (doutrina religiosa cristã) romana que domina a Europa na idade média imperando o pensamento teológico visando à relação de Deus com o homem e o universo, definindo que a razão humana derivava do conhecimento divino, porém o ponto fraco dessa fase foi a interrupção de criações que podiam ser entendidas como algocontra a vontade divina, já que em momento algum seria correto alterar o processo natural das coisas agindo contra a vontade de Deus. Nesta fase também percebemos que há grandes interesses da igreja e dos senhores feudais que se aproveitaram da situação da população que dizia ser movida pela fé exercendo cegamente como pagamento de tributos, doações de terras entre outros, buscando o alcance aodivino.
No ilusionismo o homem passa a desconsiderar a era medieval conduzindo suas atitudes por meio da razão, desenvolvendo junto a isso a capacidade de analise crítica e entendimento racional polemizando a era passada conhecimento assim o mundo de forma transparente, esse fato ocorreu no século dezoito, que influenciou totalmente a estrutura política da sociedade transformando radicalmente asestruturas rígidas em republicas. Assim podemos perceber que o homem novamente passa a evoluir suas capacidades de desenvolvimento como, mensurar, analisar, organizar, fazer ciência entre outras possibilitando sua total expansão intelectual com total liberdade.

As revoluções modernas – Industrial e Francesa

Os principais pontos do surgimento da revolução industrial são; o desenvolvimento da...
tracking img