Administrar e humanizar no hospital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução





Objectivo

O objectivo deste relatório é apresentar um diagnóstico geral da estrutura administrativa e operacional do Hospital Geral do Lobito, através do depoimento das chefias e lideranças em Funcionamento. Com base nele, identificamos as especificidades da Unidade Hospitalar (UH), possibilitando-nos a concepção da sua estrutura de Centros de Custo. Paralelamente,pudemos avaliar pontos para melhoria, tanto em termos operacionais como de controlos.

Com o apoio decisivo e a colaboração do pessoal da área administrativa tivemos acesso a documentos técnicos, dentre eles a dotação orçamental de 2009 à 2010, os contratos de terciarização, a lista de funcionários por cargo e mapa de execução orçamental mensal de 2009 e 1º. Semestre de 2010.

Foram ouvidas as áreasda direcção geral e direcção administrativa, ambas cessantes, bem como a direcção de enfermagem, Departamento de Finanças (contabilidade, compras e tesouraria), Secção de Estatística, Departamento de Recursos Humanos e secretariado, além de algumas áreas assistenciais e os serviços auxiliar ou de apoio.

Este levantamento detalhado poderá servir mais tarde como marco referencial, de onde seestava, para a avaliação de quanto se evoluiu. Ele poderá ser útil de imediato para a inclusão no orçamento de 2011 de recursos para a solução das necessidades a prioridade e das metas a atingir como compromisso.




Abrangência (Quatro UH em uma)

O Hospital Geral do Lobito (HGL) é uma unidade orçamental, à qual estão vinculados os dois órgãos dependentes (OD) seguintes: Hospital PediátricoBairro da Luz, o qual no que diz respeito ao orçamento inclui o Centro Materno Infantil Bela Vista, que é a nosso terceiro Órgão Dependente (OD) e a Maternidade da Restinga. As quatro unidades estão geograficamente distantes entre si, entre 1 à 5Km. O Hospital Pediátrico Bairro da Luz e o Centro Materno Infantil Bela Vista, embora tenham um orçamento unificado, são unidades distintas.

Asunidades têm orçamentos separados no relativo a bens e serviços. Já no relativo a Pessoal, a folha de salários dos funcionários de todas ODs incluindo as da Repartição Municipal de Saúde e Escola Técnica de Saúde estão centralizadas no HGL.

A Direcção é única para as quatro unidades hospitalares, dispondo-se apenas de um representante, responsável para a área administrativa, Clínica e enfermagem.Apesar que para as secções administrativas, os serviços são centralizados no HGL, havendo em cada unidade alguns funcionários com extensão aos serviços de Finanças, Estatísticas e para controlo de frequência.

Os serviços produtivos e auxiliares são separados e relativamente autónomos em cada instituição. Por exemplo, além da farmácia central no HGL, existe uma farmácia satélite em cada OD.Instalações Reabilitadas

O Hospital Regional do Lobito foi construído em 1958. Foi reabilitado durante seis anos e reaberto em 10 de Janeiro de 2008, com a mesma estrutura física, isto é, sem ampliação nem criação de estruturas novas.

O apetrechamento de equipamentos e móveis para a parte administrativa teve origem portuguesa e o relativo aos equipamentos médicos e respectiva montagem teveorigem espanhola. O treino dos profissionais para a sua utilização foi muito curto (dois dias), fazendo com que alguns equipamentos ainda hoje continuem sem operar. Segundo informação obtida, faz-se necessário cadestramento e qualificação dos funcionários para um melhor aproveitamento das máquinas e equipamentos existentes no hospital.

A estrutura do URL necessita de melhorias em algumas áreas.Há salas de internamento sem instalação de ar condicionado; Em salas de consultas externas, faltam salas de espera. Existia apenas um corredor que também dá acesso à farmácia e onde ficavam algumas cadeiras. A maioria dos pacientes esperam no pátio externo, sentando no chão. Os lavatórios nem sempre são adequados para realização dos serviços prestados, como por exemplo, na Hemoterapia, e em...
tracking img