Administrando e resolvendo problemas de acesso à pastas compartilhadas.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema 4

Administrando e resolvendo problemas de acesso à pastas compartilhadas.










Índice



Compartilhamento de Pastas 03

Compartilhamento em partições NTFS ............................. 07

Administrando Compartilhamentos ............. 11

Administrando Permissões em NTFS ............. 13

Bibliografia ............................................ 15Compartilhamento de Pastas

Para primeiro entendermos como administrar e resolver os problemas de acesso as pastas compartilhadas, primeiro devemos compreender com funciona o compartilhamento de pastas e o acesso e permissionamento em partições NTFS.

Vamos ao conceito de compartilhamento de pastas. O compartilhamento de pastas serve para disponibilizarmos em uma rede arquivosque estão contidos naquele local específico. O uso de pastas compartilhadas é a maneira de possibilitar a todos os usuários da rede, o acesso a uma ou mais pastas, na qual são gravados arquivos de interesse comum, utilizados por um grupo de pessoas. O compartilhamento puro e simples pode ser utilizado em redes com ou sem domínio. Desta forma quando compartilharmos uma ou mais pastas, o conteúdo damesma fica disponível para todas as pessoas que tiverem acesso a mesma rede que você. Um exemplo prático ocorre quando em uma empresa de contabilidade precisa disponibilizar alguns documentos e planilhas de controle para todo um grupo de pessoas que acessam a mesma rede. A vantagem da centralização da informação é óbvia, pois com isso dificilmente haverão diversas copias do mesmo documento emmáquinas diferentes sem controle de qual deve ser alterado ou contém a última atualização. Centralizando a informação, sempre que alguém alterar a informação será em um único documento.

Além do compartilhamento simples de pastas na rede o Windows XP também disponibiliza através de seu sistema de arquivos e para maior segurança dos dados disponibilizados na rede o sistema de arquivos NTFS. Comele é possível definir permissões de acesso bem específicas para pastas e arquivos restringindo ou permitindo acesso para usuários e grupos em pastas, sub-pastas e até unicamente a arquivos

Um detalhe importante a ressaltar é que somente no Windows XP Professional é possível o controle de acesso a pastas e arquivos em drives formatados com o NTFS. Embora o Windows XP Home suporte partiçõesNTFS, este não oferece a possibilidade de definirmos permissões de acesso para pastas e arquivos.

O sistema de arquivos NTFS permite também alguns outros recursos como compressão de dados e criptografia, mas estes não serão abordados em nosso trabalho.

Vamos a prática do compartilhamento. Ao compartilharmos uma pasta todo o conteúdo da pasta passa a estar disponível na rede paratodos os usuários. Isso significa que se houverem outras sub-pastas, dentro da pasta compartilhada, estas também estarão disponíveis para acesso através da rede. Se compartilharmos a pasta C:\Arquivos, todo o seu conteúdo e também o conteúdo das sub-pastas C:\Arquivos\Planilhas e C:\Arquivos\Textos estarão disponíveis para acesso. Para compartilharmos uma pasta, clique com o botão direito napasta que será compartilhada, e clique em “Compartilhamento e segurança”. Conforme mostra a figura abaixo.






Ao aparecer a tela ao lado marque a opção de compartilhar esta pasta, defina o nome do compartilhamento e clique em ok. A permissão padrão no compartilhamento é sempre para todos como somente leitura conforme mostrado na figura abaixo.
















Assimacaba de ser criado um compartilhamento simples. Para acessarmos as configurações das permissões, e só clicar no botão Permissões. Para definirmos permissões mais específicas devemos utilizar esta mesma janela. Clique em adicionar, selecione o usuário da máquina local ou de alguma máquina da rede, escolha o nível de permissão e clique em ok. Este tipo de compartilhamento está disponível para...
tracking img