Administrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Administração Científica nasceu a partir do esforço dos teóricos da época para dar conta das conseqüências da Revolução Industrial: crescimento acelerado das organizações, complexidade de suaadministração, bem como, necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações, face à concorrência e à competição entre as empresas.
Os princípios de administração científica de Taylorconstituíram-se na base para o modo de trabalho por toda a primeira metade deste século e, em muitas situações, predominam até hoje. A motivação do operário, segundo Taylor, eram as recompensasmateriais obtidas pelo aumento da produtividade. A partir do conceito de homo economicus, a Administração Científica estabelece que o pagamento do trabalhador deva estar relacionado à sua produtividade paraque ele desenvolva o máximo de produção de que é fisicamente capaz. É importante lembrar que o sistema de Taylor provocou conflito entre empregados sindicalizados e seus patrões.
O filme "TemposModernos" é uma crítica ao "taylorismo", pelo seu excesso de rigidez, de especialização, de mecanização do homem, em relação à modernidade, a forma como estamos lidando com o avanço da tecnologia, o modocomo estamos sendo integradas as engrenagens dentro de um sistema, como se fossemos também molas que complementam e articulam o movimento das máquinas e de todo processo produtivo. Há várias seqüênciasque ocorrem dentro da fábrica e constituem-se em trechos antológicos, como por exemplo, o trecho em que Chaplin é engolido pelas engrenagens das máquinas da empresa onde trabalha como operário.
Emoutro momento do filme em que o mecânico fica preso entre rolos, parafusos e demais mecanismos que movimentam a fábrica, é notório as atitudes de Chaplin no momento em que é acionado o apito quesinaliza a hora do almoço, mesmo diante da situação de dificuldade vivida por seu superior, o operário deixa de tentar auxiliá-lo em sua tentativa de sair da enrascada em que se encontra, pega sua...
tracking img