Administrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
UNICEUMA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ANA MARIA FIGUEIRÊDO E SILVA
CPD 783869

ESTUDO DIRIGIDO

SÃO LUÍS

2011
ANA MARIA FIGUEIRÊDO E SILVA
CPD 783869

ESTUDO DIRIGIDO

Trabalho Acadêmico apresentado à Disciplina Gestão Pública, ministrada pela Profª Rita Maria Torquato Fernandes Bulhão do Curso de Administração doUNICEUMA, como avaliação parcial.

SÃO LUÍS

2011

Roteiro de estudo
1 Discuta a evolução do Estado Moderno em Bresser Pereira, explicando as duas correntes básicas no estudo do Estado e o pensamento neoliberal.
2 Enumere os marcos significativos da evolução do estado Brasil até a presente data, e, comente o estado nacional-desenvolvimentista, com ênfase no plano de Metas.
3 Discuta asforças que influenciam a gestão Pública Brasileira, com ênfase nas políticas econômicas;
4 Sintetize as questões pertinentes à Política Educacional.
5 Relacione os principais objetivos da administração pública gerencial, explicitando os principais limites a estes objetivos;
6 Reescreva o quadro síntese elaborado pelo Instituto McKinsey, sobre os grandes obstáculos para o Brasil, citando umexemplo em cada um.
7 Discuta e sintetize o estado Autoritário e Burocrático e a reforma Gerencial.
8 Pesquise, discuta o que foi o Plano real, enfatizando sua importância e o impacto sobre a inflação.

ESTUDO DIRIGIDO A PARTIR DOS CONTEÚDOS DA APOSTILA BASE

O presente estudo discorrerá sobre alguns assuntos relacionados à Gestão Pública, da maneira mais clara possível dentro do nossoentendimento. Começaremos com a evolução do Estado Moderno, e a partir daí tentaremos dar um encadeamento, dentro dos tópicos sugeridos.
Dentro do estudo do Estado encontramos duas correntes: A corrente histórico-indutiva sustenta que o Estado é um poder expresso numa estrutura organizacional e política, que nasce pela forma de crescimento complexa da sociedade, gerando assim, sua divisão emclasses. Estrutura essa, que pretende garantir a ordem dentro da sociedade e manter o sistema de classes vigente. A outra corrente, a lógico-dedutiva, vê o Estado como o resultado político-institucional de um contrato social, onde, os indivíduos cedem parte de sua liberdade ao próprio Estado, e dessa forma manter a ordem e garantir os direitos legais e contratuais. Podemos perceber em relação aopensamento neoliberal contemporâneo, que mesmo se apoiando em uma escola econômica também lógico-dedutiva, a escola neoclássica, também adota uma perspectiva histórica. Não significando então, que toda visão lógico-dedutiva do Estado vai ser conservadora ou que toda visão histórica seja obrigatoriamente progressista.
Para entendermos melhor a evolução do Estado Brasil, citamos alguns marcossignificativos dentro de cada período dessa evolução, dando ênfase maior ao Nacional Desenvolvimentista.
Administração Colonial Portuguesa: Administração em níveis; fracasso das capitanias hereditárias, instituição de uma administração central e um governo geral. Características: Centralização; ausência de diferenciação de funções; mimetismo; profusão e minudência das normas; formalismo;morosidade.
Construção do Estado nacional: Criação do conselho de Estado; Constituição que constituía: Estado unitário dividido em províncias com 4 poderes: o legislativo, o executivo, o judicial e o moderador.
República Velha: Constituição inspirada no modelo americano: República, federalismo e regime presidencialista; clareza na separação dos poderes; ampliação da autonomia doJudiciário; criação do Tribunal de Contas; províncias transformadas em estados.
Estado nacional: Concentração de poderes nas mãos do executivo federal; restauração do poder legislativo e a autonomia dos estados; golpe de estado de Getulio Vargas; instauração de ditadura.
Nacional desenvolvimentismo: Alguns aspectos importantes da administração pública neste período foram as práticas...
tracking img