Administracao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





GESTÃO DO CONHECIMENTO

ADM-113

Prof:. Reinaldo Cherubini













Identificação e classificação dos ativos

Intangíveis do Hospital Moinhos de Vento















Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Gestão do Conhecimento, no Curso deAdministração, na Faculdades Rio-Grandenses.












Porto Alegre, 23 de Novembro de 2012.



INTRODUÇÃO


O presente trabalho tem como objetivo a identificação e classificação dos ativos intangíveis, para tal utilizamos a Instituição Hospitalar Moinhos de Vento.


Segundo Sveiby (1998), a gestão do conhecimento é a arte de criar valor a partir dos ativosintangíveis da organização.


O ativo intangível é aquele ativo da organização que não conseguimos enxergar, ele é “invisível”.


É muito difícil a disseminação de um ativo intangível, pois a forma como entendemos, através de experiências vividas, é diferente da forma como passamos a informação. É difícil de transferir tal conhecimento justamente porque é complicadoconseguir explicar nossos sentimentos com certas experiências. Podemos até conseguir transferir a informação, mas o sentimento não será repassado e consequentemente não conseguiremos transmitir por completo o nosso ativo intangível.


O conhecimento é uma mistura de vários elementos, é intuitivo e, portanto, difícil de colocar em palavras ou de ser plenamente estendido em termos lógicos, masse desenvolvem ao longo do tempo através da experiência, que abrange aquilo que observamos de cursos, livros e mentores, e também do aprendizado informal.


HOSPITAL MOINHOS DE VENTO


O Hospital Moinhos de Vento está localizado na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.


Fundado por imigrantes alemães luteranos com o objetivo de oferecer atendimento médico ehospitalar de excelência. Em 2 de outubro de 1927, uma associação formada por pessoas da comunidade inaugurou o "Hospital Alemão".


Em 1942, período do Estado Novo e da Segunda Guerra Mundial, a mantenedora optou por alterar o nome da instituição para Hospital Moinhos de Vento, mesma denominação do bairro em que estava localizado.


Para atender à crescente procura de toda acomunidade gaúcha, o Hospital Moinhos de Vento passou por ampliações, modernizou-se e desenvolveu programas de treinamento e qualificação para seus colaboradores. Os avanços tecnológicos e a prática de técnicas médicas inovadoras elevaram a instituição à condição de centro de excelência.


Em 1979, o Centro Clínico Ramiro foi inaugurado, consolidando a atuação no segmento hospitalar.Na década de 1990, o hospital adotou modelos de gestão com base nos conceitos da qualidade total, obtendo por mais de uma vez o reconhecimento do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP).


A inauguração, em 2004, do Centro Clínico Tiradentes e do edifício-garagem (com 685 vagas) possibilitou mais conforto aos clientes, associando o que há de melhor em tecnologia com areconhecida qualidade médico-assistencial, certificada internacionalmente pela Joint Commission International. O novo prédio oferece à comunidade as modernas instalações dos centros de oncologia e cardiologia, que contam com o suporte de pesados investimentos em capacitação profissional, realizada nos melhores centros de referência do mundo, e com equipamentos de última geração.Oferece soluções completas, integrando o melhor da medicina de alta complexidade e a qualidade nos serviços prestados à comunidade.


A Assistência Integral é o seu diferencial e, está sempre presente no atendimento dos seus pacientes.


MISSÃO


Cuidar de vidas.


VISÃO


Moinhos de Vento será um hospital integrado por uma equipe que trabalha com...
tracking img