Administracao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 142 (35335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1

2

3

4

5

6

7

Teoria da
Administração

8

9

10

Itanhandu –MG
2010

11

INDICE
2 – AS PRINCIPAIS TEORIAS QUE INFLUENCIAM O ATUAL PROCESSO ADMINISTRATIVO 10

3 - ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO 10

4 – ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA 17

5 - ABORDAGEM CLASSICA DA ADMINISTRAÇAO 25

6 - ABORDAGEM HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO 33

7 - ABORDAGEMNEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO 43

8. ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS - APO 67

9 - TEORIA DA BUROCRACIA 68

10 - TEORIA ESTRUTUALISTA 71

11. ABORDAGEM COMTEMPORÂNEA 78

12. ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO 85

13. ABORDAGEM CONTINGENCIAL 93

1 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO

A palavra administração tem origem no latim e significa: administratione

Ad = (direção para,tendência, junto de)

Minister = Comparativo de inferioridade, o sufixo ter (subordinação e obediência) aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem. Função que se desenvolve sob o comando de outro, um serviço que se presta a outro.

A administração tem como tarefa, interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-los em ação empresarial através do planejamento,organização, direção e controle de todos os esforços realizados, em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos.

A administração é uma condição indispensável para o sucesso de cada empresa.

A administração representa a solução da maior parte dos problemas que afligem a humanidade nos dias de hoje. Na realidade não existem países desenvolvidos ou subdesenvolvidos,mas países bem ou mal administrados. (Peter Drucker)

Segundo MORAES (2001) a tarefa da Administração envolve a interpretação de objetivos a fim de transforma-los em ação organizacional por meio do planejamento, da organização, da direção e do controle.

1 Definição de Administração

É o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organizaçãoe o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos propostos (CHIAVENATO,2000).

Administrar é o processo de tomar, realizar e alcançar ações que utilizam recursos para alcançar objetivos. A principal razão para o estudo da administração é o seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menoscapazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos. (MAXIMIANO, 2000, p. 26).

Administrar significa, em primeiro lugar, ação, A administração é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreende quatro processos principais interligados: planejamento, organização, execução e controle.

Administração revela-se nos dias de hoje como uma das áreas doconhecimento humano mais impregnadas de complexidade e de desafios. O profissional que utiliza a Administração como meio de vida pode trabalhar nos mais variados níveis de uma organização: desde o nível hierárquico de supervisão elementar até o nível de dirigente máximo da organização. Cada organização tem seus objetivos, seu ramo de atividade, seus dirigentes e seu pessoal, seus problemas internos eexternos, seu mercado, sua situação financeira, sua tecnologia, seus recursos básicos, sua ideologia etc.

Em cada organização, o administrador soluciona problemas, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, desenvolve estratégias, efetua diagnósticos de situações exclusivos daquela organização.

Há pelo menos três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa executareficazmente o processo administrativo:
Habilidade técnica: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas específicas, através de sua instrução, experiência e educação.
Habilidade humana: consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz....
tracking img