Administracao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Revolução Industrial

Revolução Industrial

A revolução industrial foi um movimento de transformação que se iniciou na Inglaterra no século XVIII, finalizando o período feudalista e iniciando o período capitalista. Durante os séculos XV e XVIII, a Inglaterra conseguiu acumular grande quantidade de capital com o comércio legal, a pirataria e o comércio internacional que lhe rendeu grande parte doouro português extraído do Brasil, o que lhe proporcionou facilidades para o processo de industrialização. Além do capital que possuía a Inglaterra também contava com grande quantidade de mão-de-obra já que milhares de camponeses foram para as cidades na época em que aconteciam os cercamentos e quando as pequenas oficinas de artesanato e manufatura fecharam por não conseguir competir com asgrandes indústrias.
O processo de transformação pode ser dividido em três etapas:
I Etapa: Ocorreu entre 1760 e 1850, quando a revolução se concentrava somente na Inglaterra que priorizou a produção de bens de consumo e de energia a vapor.
II Etapa: Ocorreu entre 1850 e 1900, quando a revolução passou a ser conhecida e se disseminou por toda Europa, Ásia e América iniciando um período de concorrênciaindustrial destacada por bens de consumo, novas formas de produzir energia e transportes.
III Etapa: Ocorreu a partir de 1900, com as grandes aglomerações e potências industriais que ocorrem até os dias atuais.
As primeiras modificações ocorridas na Inglaterra foram percebidas no setor têxtil que se beneficiou com o aperfeiçoamento de seu maquinário que também utilizado pelos meios de transportesteve sua revolução acontecendo no início do processo.
Pouco a pouco as ferramentas foram substituídas pelas máquinas, a força humana pela força motriz e a produção doméstica pelo sistema fabril.




Primeira Revolução Industrial



Uma das primeiras locomotivas.
A partir do século XVIII, a ciência ingressou em um constante processo de evolução, quedesencadeou uma série de novas tecnologias que transformaram de forma rápida a vida do homem, sobretudo, no modo de produzir mercadorias. Nesse último caso, serviu principalmente ao setor industrial, acelerando o desenvolvimento do sistema capitalista.

Essa acelerada transformação no setor produtivo industrial é denominada historicamente como Revolução Industrial. Para obter uma abordagem mais sistemáticapodemos destacar três momentos desse processo: Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial.

A Primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, no final do século XVIII início do século XIX, logo mais outros países como França, Bélgica, Holanda, Rússia, Alemanha e Estados Unidos ingressaram nesse novo modelo de produção industrial.

Essarevolução ficou caracterizada por duas importantes invenções que propunham uma reviravolta no setor produtivo e de transportes: a ciência descobriu a utilidade do carvão como meio de fonte de energia e a partir daí desenvolveram simultaneamente a máquina a vapor e a locomotiva. Ambos foram determinantes para dinamizar o transporte de matéria-prima, pessoas e distribuição de mercadorias, dando um novopanorama aos meios de se locomover e produzir.

Um dos primeiros ramos industriais a usufruir a nova tecnologia da máquina a vapor foi a produção têxtil, que antes da revolução era desenvolvida de forma artesanal. 

A utilização de máquinas nas indústrias, que desempenhavam grande força e agilidade movida à energia do carvão, proporcionou uma produtividade extremamente dinâmica, com isso a indústriatornou-se uma alternativa de trabalho, nesse momento milhares de pessoas deixaram o campo em direção às cidades.

O acelerado êxodo rural provocou expressivo crescimento dos centros urbanos em grande parte das nações europeias que integravam a revolução. Algumas cidades da Europa aumentaram três vezes o número de sua população em meio século.

A partir desse crescimento populacional os centros...
tracking img