Administracao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração: Arte ou ciência
Para entendermos o conceito de Administração como arte ou ciência é preciso conceituar o significado de arte e ciência. A arte é a capacidade, sustentada peloconhecimento dos conceitos, metodologias e técnicas administrativas, que os profissionais têm condições de aplicar, de maneira adequada, nas organizações. E a ciência é o conjunto organizado de conhecimentosadministrativos obtidos pela leitura, pela observação, pelas metodologias e técnicas administrativas desenvolvidas, bem como pela prática nas organizações.
A utilização desses conceitos implica emdefinir que a Administração pode ser considerada uma ciência ou uma arte. O autor do livro, “Teoria Geral da Administração- Uma abordagem prática”, Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira, disse que acombinação de ciência e arte na Administração gera a profissão de Administrador. E quão mais forte for sua realidade como ciência e arte, mais forte será a sustentação da administração como profissão paraos executivos e funcionários das organizações.
Para o mesmo autor supracitado no segundo parágrafo a classificação de Administração como ciência ou técnica, fica a critério de cada autor. Quem adefine como arte de dirigir uma empresa e tomar decisões realizará estudos e discrições diferentes daqueles que a definem como ciência ou técnica.
As organizações existem para cumprir objetivos que osindivíduos isoladamente não podem alcançar devido às suas limitações físicas, biológicas ou psíquicas, o homem tem necessidade de cooperar com outros homens para, em conjunto, alcançar objetivos. Háentão a necessidade de se estabelecer uma formalidade (utilizando técnicas científicas essenciais) da Administração.
A ciência da Administração nos legam princípios e postulados que tornam possível umaevolução científica nesta área do conhecimento científico humano. Foram influências de vários filósofos, desde os egípcios, há mais de 4000 anos A. C., passando por Moisés, Confúcio, Platão, Karl...
tracking img