Administracao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO















ENTREVISTA: PADARIA
OFICINA DO PÃO





















ITABIRA

2012

















ENTREVISTA: PADARIA
OFICINA DO PÃO
ITABIRA / MG










Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR -Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Metodologia da Pesquisa Científica; Estatística; Psicologia Organizacional; Direito Empresarial e Trabalhista e Contabilidade de Custos.


















ITABIRA


2012




SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 6

2.1 PARTE I 6

2.2 DESENVOLVIMENTOS PARTE II 8

3 CONCLUSÃO 22

4 REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS 23



INTRODUÇÃO


Padarias é um formato varejista muito tradicional no Brasil, que tem passado por alterações significativas resultantes das mudanças no setor varejista e também no novo consumidor de alimentos. O negócio padarias está relacionado com a fabricação e comercialização de pães e acompanhamentos. A redução do número de padarias, o aumento da capacidade ociosadas existentes e a alteração nas linhas de produto e do conceito do negócio despertam o interesse sobre as causas deste declínio, a direção em que estes negócios estão tomando e também sobre o que seria uma alternativa de posicionamento frente a esta nova realidade de mercado.

Alguns dados setoriais demonstram a relevância deste canal de distribuição varejista no Brasil. De acordo com a ABIP(Associação Brasileira da Indústria de Panificação), o setor de padarias no Brasil representa um faturamento ao redor de R$ 20 bilhões, sendo responsável pela geração de 550 mil empregos diretos. Embora a participação das vendas de pães no faturamento total das padarias seja muito variável, dependendo muito do tipo do estabelecimento, pode-se considerar o valor de 32% como participação média,significando um montante de R$ 6,4 bilhões (RODRIGUES, 2009).

Aproximadamente 50 mil padarias estão em atividade no País, sendo a maioria (73%) de pequeno porte, 22% de porte médio e 5% de grande porte. Cada padaria emprega em média 12 pessoas e atende cerca de 660 clientes por dia. O setor é composto por cerca de 100 mil pequenos empresários. Além disso, o setor é muito importante para a indústriade alimentos, onde representa cerca de 15% do seu faturamento (RODRIGUES, 2009).

Para enfatizar a importância desse canal para a distribuição de bebidas e alimentos, segundo pesquisa POPAI (2003), representando cerca de 5% dos pontos de venda utilizados pela Coca-Cola, 30% do faturamento da Unilever e um dos principais canais para os produtos da Perdigão (SEBAE, 2004).

Embora o termopadaria seja automaticamente relacionado com a comercialização de produtos alimentícios de consumo diário, é importante destacar que atualmente existe o desenvolvimento de diferentes tipos de estabelecimentos.

Não só diversos tipos de estabelecimentos têm sido explorados, como também a gama de produtos oferecidos tem aumentado nos últimos anos. Conforme citado anteriormente, embora ainda sejaextremamente importante para as padarias, o tradicional “pãozinho” aos poucos cede espaço para outros produtos e, gradualmente, as padarias tornam-se pequenos “supermercados” ou pontos de “entretenimento”.

O objetivo geral deste trabalho é permitir ao aluno reconhecer, em uma atividade prática, conceitos relacionados às disciplinas no 3º semestre, desenvolvendo os conteúdos abordados por meio de umtexto.

Para atingir esse objetivo foi realizada uma entrevista exploratória com um empreendedor de uma padaria. Para a realização da entrevista foi desenvolvido um roteiro semi-estruturado, elaborado pela UNOPAR que contém um guia de tópicos para o entrevistador cobrir, mas sempre dando liberdade ao entrevistado para que ele agregue novos pontos a serem considerados no problema analisado....
tracking img