Administracao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IMED - FACULDADE MERIDIONAL

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II

ARTIGO SOBRE SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO DE MERCADO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Passo Fundo

2009

SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO DE MERCADO E ESTUDO DE CASO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS:

BANCO DO BRASIL – SICREDI - CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – BANRISUL

RESUMO: O presente trabalho tem comoobjetivo verificar o posicionamento e a segmentação das instituições financeiras mais frequentadas nas cidades de Tapejara, Marau e Passo Fundo, sendo elas: BANCO DO BRASIL, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, SICREDI e BANRISUL. Há um levantamento de dados teóricos com descrição das vantagens, desvantagens e conceitos dos temas abordados. Após análise dos dados obtidos através de pesquisa com questõesqualitativas e quantitativas, foi possível maior compreensão sobre o posicionamento de cada instituição nos temas abordados.

PALAVRAS CHAVES: Instituição financeira, segmentação, posicionamento, consumidor, serviços.

INTRODUÇÃO: O presente trabalho visa conhecer o posicionamento e a segmentação de mercado que atuam as instituições financeiras estudadas, e como determinadas características dosconsumidores podem interferir pela preferência ou não em freqüentar determinada instituição financeira.

A segmentação tem como foco principal concentrar esforços de marketing em alvos que a empresa entende como favoráveis para serem explorados comercialmente, conforme sua capacidade de satisfazer a demanda do seu público alvo. Para que consiga ter conhecimento de quem é o consumidor que utiliza deseus serviços é realizada uma pesquisa com os atuais, e potenciais clientes do mercado. Através dos resultados podem-se obter dados que levem a criação de serviços mais adequados a cada perfil de consumidor, e assim conseguir maior fidelização da base de clientes.

O posicionamento de uma empresa pode ser entendido a partir de uma visão das percepções do público-alvo. Este fator pode serpercebido como um processo interativo, envolvendo tanto a empresa, quanto à percepção de seu público-alvo.

Neste trabalho será apresentado o posicionamento e como é a segmentação das pessoas que freqüentam as instituições financeiras como um todo, e algumas comparações sobre as características daqueles que freqüentam instituições diferentes.

Foi realizada coleta de dados paraconseguir os dados relevantes para o estudo, nas cidades de Marau, Tapejara e Passo Fundo, com relação a instituição financeira que freqüenta, quais as razões, as características da utilização dos serviços, bem como dados comportamentais e demográficos das pessoas pesquisadas.

REFERENCIAL TEÓRICO:

SEGMENTAÇÃO

    Segundo KOTLER, segmentação de mercado é um esforço paraaumentar a precisão do marketing da empresa. O fundamento da segmentação de mercado baseia-se na idéia de que um produto comum não pode satisfazer necessidades e desejos de todos os consumidores. O motivo é simples: os consumidores são muitos, têm hábitos de compra variados, gostos diferenciados e variam em suas necessidades, desejos e preferências.

Pode-se considerar que o conceito de mercado éprovavelmente um dos mais difusos em marketing. “Um mercado é um conjunto de todos os compradores efetivos e potenciais, de uma oferta ao mercado”. (KOTLER, 1998).
A segmentação de mercado é a subdivisão do mercado em subconjuntos homogêneos de clientes, em que, qualquer subconjunto pode ser relacionado como meta de mercado a ser alcançada como um composto de marketing distinto. A homogeneidade demercado depende de uma série de fatores e dentre os quais, quanto as preferências, perfis de consumo e necessidades.
Como benefícios a empresa pode criar um produto ou serviço mais adequado e oferecê-lo a um preço apropriado ao público alvo. A escolha de canais de distribuição e de comunicação torna-se mais fácil. A empresa também enfrenta menos concorrentes em um segmento específico....
tracking img