Administracao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTROLE DE PREÇOS.

A Economia é uma ciência que, apesar das suas peculiaridades circunstanciais, tem no sistema de preços e nas estruturas de mercado que a compõem, suas premissas básicas.Assim, para que possamos melhor entender o controle de preços é necessário que o analisemos em consonância com os diferentes tipos de mercado.
Senão, vejamos:

a) MONOPÓLIO BILATERAL– Trata-se de um tipo de mercado em que, apenas uma empresa produz e vende determinado tipo de bem ou serviço, tendo apenas um único cliente ou consumidor.

O controle de preços, nesse casoé, também, bilateral, ou seja, não há supremacia de fornecedor ou de consumidor havendo, portanto, uma tendência de preços estáveis.

b) QUASE-MONOPÓLIO – É um tipo de mercado em que seobserva a presença de um único fornecedor e poucos consumidores de um bem ou serviço. É evidente que, neste tipo de mercado, o fornecedor dita as regras e, dentre elas, manipula preços segundo suasconveniências gerando, por conseguinte, sucessivas majorações.

c) MONOPÓLIO – Configura uma forma de organização de mercado, nas economias capitalistas, em que uma empresa domina a oferta dedeterminado produto ou serviço, que não tenha substituto.

Quando o mercado é dominado de forma monopolista, a entrada de outras empresas no setor é barrada pela impossibilidade de estas últimasconseguirem custos de produção competitivos com a empresa monopolizadora.

Esta, ao mesmo tempo, por sua condição, pode adotar práticas restritivas à concorrência ficando livres para fixarpreços que lhe propiciem maior lucratividade.

d) QUASE-MONOPSÔNIO – Este tipo de mercado, embora de rara existência, apresenta apenas um comprador tendo, do outro lado, um pequeno número deprodutores. Este comprador, pelo fato de estar numericamente inferiorizado, determina condições mercadológicas dentre as quais, obviamente, a inequívoca tendência de queda de preços.

e)...
tracking img