Administracao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Classificação da Pesquisa
Fabiana Aparecida Carvalho Ferreira

1 Abordagem do Problema
1.1 Quantitativa: É mais adequada para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utiliza instrumentos estruturados (questionários). Deve ser representativa de um determinado universo de modo que seus dados possam ser generalizados e projetados para aquele universo. Seuobjetivo é mensurar e permitir o teste de hipóteses, já que os resultados são concretos e menos passíveis de erros de interpretação. Em muitos casos criam-se índices que podem ser comparados ao longo do tempo, permitindo traçar um histórico de informação.
Mostra-se apropriada quando existe a possibilidade de medidas quantificáveis de variáveis e inferências a partir de amostras numéricas, ou buscapadrões numéricos relacionados a conceitos cotidianos.
1.2 Qualitativa: Tem caráter exploratório, isto é, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Mostra aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. É utilizada quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão,abrindo espaço para a interpretação.
É uma pesquisa indutiva, isto é, o pesquisador desenvolve conceitos, ideias e entendimentos a partir de padrões encontrados nos dados, ao invés de coletar dados para comprovar teorias, hipóteses e modelos pré-concebidos.

2 Objetivos

2.1 Exploratória: Têm como objetivo aprimoramento de ideias, proporcionar maior familiaridade com o problema, comvistas a torná-lo mais explícito.
Na maioria da vezes a pesquisa exploratória envolve pesquisa bibliográfica e estudo de caso.
2.2 Descritiva: Têm como objetivo a descrição das características de uma determinada população, de um fenômeno ou estabelecer relações entre variáveis.
Dentre as pesquisas descritivas estão as com objetivo estudar as características de um grupo: distribuição por idade,sexo, escolaridade, estado de saúde, etc.
Estudar o nível de atendimento dos órgãos públicos de uma comunidade, suas condições de habitação, nível de criminalidade, etc.
Levantar as opiniões, atitudes e crenças de uma população, descobrir a associação entre variáveis, exemplo: Pesquisas eleitorais que indicam a relação entre preferência partidária e escolaridade. As pesquisas descritivasnormalmente assumem a forma de levantamento.
2.3 Explicativa: Têm como objetivo identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos.
Uma pesquisa explicativa pode ser a continuação de outra descritiva, pois explicar um fenômeno exige sua detalhada descrição. As pesquisas explicativas normalmente são classificadas como experimentais ou ex-post-facto.

3Procedimentos Técnicos

3.1 Bibliografia: É desenvolvida a partir de material já elaborado por diversos autores sobre determinado assunto.
As fontes da pesquisa bibliográfica são livros, artigos, teses, dissertações e monografias.
Em quase todos os estudos são exigidas pesquisas bibliográficas, pesquisas sobre ideologia e as análises das diversas posições sobre um problema costumam serdesenvolvidas com fontes bibliográficas.
Vantagem e limitações: Vantagem: Permite ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos mais ampla do que a que poderia pesquisar diretamente.
Limitação: Muitas vezes o material consultado apresenta dados coletados ou processados de forma equivocada.

3.2 Documental: Vale-se de materiais (fontes) que não receberam ainda um tratamento analítico ou...Que ainda podem ser reelaborados de acordo com objetivos da pesquisa.
Alguns documentos são de primeira mão, estão em arquivos públicos e privados e não foram analisados, tais como: Cartas pessoais, diários, jornais, fotografias, ofícios, documentos cartoriais, epitáfios, inscrições em banheiro, etc.
Existem os documentos de segunda mão, que de alguma forma já foram analisados, tais como:...
tracking img