Estudo de caso
Grupo Schincariol

Questões:

1) O fato crucial que impulsionou a decisão do grupo Schincariol de entrar no mercado das cervejas, foi que no momento da entrada nesse novo negócioas tradicionais fabricantes não estavam dando conta de suprir a demanda nacional pela bebida no Brasil, sendo este um momento oportuno para ingressar nesse mercado.
Os administradores da empresaoptaram por criar um produto mais barato porque isso seria um diferencial da marca, atraindo um grande numero de consumidores, de classes sociais mais baixas. Durante os primeiros 10 anos em que o grupoentrou no mercado das cervejas, a empresa experimentou um altíssimo crescimento, resultado da estratégia tomada por seus administradores. Esta baseada na diferenciação do produto pelo preço, quechegava a ser, em média, 30% menor que os da concorrência.

2) A concentração das decisões nas mãos de Nelson Schincariol implica em alguns aspectos negativos. Como a estagnação da empresa, que pelo fatode Nelson não aceitar a presença de sócios, não teriam novas idéias e opiniões na gestão da empresa, o que pode fazer com que esta "pare no tempo". Além disso, se o presidente viesse a falecer, aempresa passaria por muitas dificuldades, o que aconteceu com o Grupo Schincariol. O impacto do falecimento de Nelson no crescimento do grupo foi que sua morte evidenciava a necessidade de mudanças einovações na empresa, pois as dificuldades da empresa começaram a se avolumar e as vendas sofreram grande desaceleração, estacionando sua participação no mercado, e sem perspectivas de crescimento.

3)A criação da marca Primus foi uma decisão não programada, foi uma decisão inovadora e intuitiva, para tentar mudar a situação em que a empresa se encontrava (sua participação no mercado estacionada),e como parte de uma estratégia de diversificação. Porém essa decisão não foi eficaz, não gerou grandes resultados e os objetivos de concorrer com marcas mais tradicionais e disputar diretamente os... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Administracao teoria e pratica no contexto brasileiro - estudo de caso capitulo 4. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Administracao-Teoria-e-Pratica-No-Contexto/184258.html

MLA

"Administracao teoria e pratica no contexto brasileiro - estudo de caso capitulo 4" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Administracao-Teoria-e-Pratica-No-Contexto/184258.html>.

MLA 7

"Administracao teoria e pratica no contexto brasileiro - estudo de caso capitulo 4." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Administracao-Teoria-e-Pratica-No-Contexto/184258.html>.

CHICAGO

"Administracao teoria e pratica no contexto brasileiro - estudo de caso capitulo 4." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Administracao-Teoria-e-Pratica-No-Contexto/184258.html.