Administracao financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CATÓLICA NOSSA SENHORA DAS NEVES

CURSO: Administração 4º Período
DISCIPLINA: Administração Financeira
DOCENTE: Frederico
ALUNO:
• Alexandre Xavier











ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
























NATAL/RN
2010


Alexandre Xavier

















ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRAO PAPEL E O AMBIENTE DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

1– FINANÇAS E EMPRESAS:
A área financeira é ampla e dinâmica. Afeta diretamente a vida de todas as pessoas e organizações. Os princípios básicos de finanças que apresentaremos a seguir mostrará como podem ser aplicados, de maneira geral, a empresa de diversos tipos.


O Que São Finanças?
Podemosdefinir finanças como a arte e a ciência da gestão do dinheiro. A área de finanças preocupa-se com os processos, as instituições, os mercados e os instrumentos associados à transferência de dinheiro entre indivíduos, empresa e órgãos governamentais.

Serviços Financeiros
È aquela que se preocupa com o desenvolvimento e a entrega de serviços de assessoramento e produto financeiros a indivíduos,empresas e órgãos governamentais.

Administração Financeira
A administração financeira preocupa-se com as tarefas do administrador financeiro na empresa. Os administradores financeiros devem gerir ativamente os assuntos de qualquer tipo da empresa, financeiras e não financeiras, privadas e publicas, grandes e pequenas com ou sem fins lucrativos. Eles desempenham as mais diversas tarefasfinanceiras, tais como planejamento, concessão de crédito a clientes, avaliação de projetos de investimentos entre outros.

1. – Modalidades Jurídicas de Organização de Empresa:

• Firma Individual
È uma empresa que pertence a uma única pessoa, que a gere com vistas a seu próprio lucro. Cerca de 75% de todas as empresas são firmas individuais, tratando-se geralmente de empresa de pequenoporte, gerida pelo proprietário com a ajuda de alguns funcionários.

• Sociedade Por Cotas
Envolve dois ou mais proprietários atuando em conjunto com o objetivo de obter lucros. Esse tipo de sociedade representa cerca de 10% do total de empresas, elas costumam ser maiores que as firmas individuais. Em sua maioria , as sociedades por cotas são criadas com base em um contrato de associação, ondetodos os sócios possuem responsabilidade ilimitada, e cada um é legalmente responsável por suas dívidas da sociedade.

• Sociedade Por Ações
Conhecida também como entidade jurídica, ela tem os poderes de uma pessoa física, no sentido de que pode mover ações judiciais a ser acionada judicialmente, assinar contratos e adquirir bens em seu nome. Os proprietários de uma sociedade por açõessão os seus acionistas, e sua participação acionária é evidenciada por ações ordinárias ou preferenciais.

• Outras Organizações com Responsabilidade Limitada
As mais populares são as sociedades limitadas (LPs), as sociedades do tipo S, as sociedades por ações com responsabilidade limitada (LLCs) e as sociedades por cotas responsabilidade limitada (LLPs). Cada uma delas representa uma formaespecializada ou alguma combinação das características das modalidades jurídicas descritas anteriormente.

2. – O Estudo da Administração Financeira
Como a maioria das decisões numa empresa é avaliada em termos financeiros, esse profissional desempenha um papel essencial. Todos os administradores trabalham com pessoal financeiro quando precisa justificar necessidades de contratação demão-de-obra, lidar com avaliações de desempenho financeiro e vender proposta dentre outras.

1. – A FUNÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA:

A função de administração financeira pode ser descrita, em termos amplos, considerando-se seu papel dentro da organização, sua relação com a teoria econômica e com a contabilidade e as atividades básicas do administrador financeiro.

2.1- Estrutura da...
tracking img