Administracao da producao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO ll:


Prof Silvio Jose Gmach, mba.



PLANEJAMENTO AGREGADO;




Também conhecimento como Planejamento Estratégico da Produção, Planejamento de Vendas e Produção, ou Planejamento de Vendas e Operações.


Busca a integração vertical entre os vários níveis da empresa (integração vertical), visando garantir que aquilo que foi decididoestrategicamente seja efetivamente realizado. Também busca a integração horizontal decisões de mesmo nível, mas de funções diferentes na empresa (marketing, vendas, produção, finanças, recursos humanos, etc).


Busca definir uma metodologia de agregar ou agrupar a demanda de vários produtos num único, que seja representativo do todo. A demanda prevista para este produto básico denomina-se PlanoAgregado.


O Planejamento Agregado visa compatibilizar os recursos produtivos da organização com uma Demanda Agregada no médio prazo, isto é, para um período entre 5 a 18 meses. Nessa compatibilização, a empresa define as suas estratégias de atuação:
a) Adequar recursos para atender a esta demanda;
b) Atuar na demanda afim de que estes recursos possam atende-la;
c) Uma estratégiamista, atuando tanto nos recursos quanto na demanda.


Os principais objetivos do Planejamento Agregado são:
a) Suportar o planejamento estratégico do negócio (viabilidade do planejamento estratégico definido pela alta administração);
b) Garantir que os planos sejam realísticos (plano de vendas depende da capacidade de produção, plano de produção depende de suprimentos, etc);c) Gerenciar as mudanças de forma eficaz (ativo em relação às mudanças futuras e não exercer apenas um papel reativo; flexibilidade as mudanças);
d) Gerenciar estoques de produto acabado ou carteira de pedidos de forma a garantir prazos de entrega (estoques altos geram custos adicionais e estoques baixos apresentam maior risco).
A Área de Produção deverá apresentar mais que um Plano,visando oferecer diferentes alternativas de volumes, capacidades, custos, facilitando assim possíveis ajustes.


Principais Estratégias de atuação na elaboração de um Plano Agregado:
a) Antecipação de produção com formação de estoques para demanda futura;
b) Ampliação da capacidade de produção por meios de horas extras, sub contratação, contratação de mão de obra, instalação denovas linhas de produção, etc;
c) Gerenciamento no atraso de entregas para compatibilizar a demanda com a produção;
d) Aquisição de insumos críticos em tempos menores que os normais para possibilitar o aumento da capacidade de produção (normalmente tem custos adicionais);
e) Desenvolvimento de novos fornecedores para fazer frente a limitações de fornecimento.
O primeiro passo naelaboração de um Plano Agregado é obter o perfil de demanda para o período que o planejamento tem abrangência.



PLANO MESTRE DA PRODUÇÃO:




Plano Mestre é um plano operacional, parte de um plano mais amplo de abrangente (Planejamento Agregado). Assim, como qualquer outro, o Plano Mestre de Produção deve ser integrado com outros planos de outras funções dentro da organização.Devem estar ligadas com vendas, marketing, finanças, engenharia, recursos humanos, etc.


Plano Mestre é uma declaração do que a empresa espera faturar. Representa o que a empresa pretende produzir, expresso em configurações, datas específicas e quantidades. Não é uma previsão de vendas. É uma representação combinada da demanda, pendências, o plano mestre em si, estoque projetado e aquantidade disponível para promessa.
Dados de entrada de um Plano Mestre de Produção:
a) Previsão de Demanda;
b) Demanda P & D (planejamento e desenvolvimento);
c) Necessidades Especiais;
d) Carteira de Pedidos;
e) Estoque de Segurança;
f) Restrições de Capacidade;
g) Níveis de Estoques;
h) Demanda por Peças;
Programação da Produção:


Tem...
tracking img