Administracao cientifica limitacoes e contribuicoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O presente trabalho aborda as limitações e contribuições do modelo da administração científica criada pelo americano Frederick Winslow Taylor. Pretende-se com o mesmo mostrar detalhadamente os pontos fracos deste modelo originário da época da revolução industrial, e também demostrar a ajuda que forneceu e ate hoje fornece para que existam as organizações empresariais e industriaiscomo hoje as conhecemos. Em geral, falaremos deste importante modelo que teve como objetivos primordiais a maximização da produtividade, automação dos processos e melhorias na forma de remuneração dos trabalhadores; e que ate hoje, um seculo depois, continua a ser usado, por vezes de forma camuflada, nas instituições que o mesmo seja aplicável.
Esperamos que apos a exposição deste trabalho, oleitor tenha uma ideia clara das limitações e contribuições do modelo da administração científica.

Obs: Durante o trabalho, expressões pouco comuns ou termos técnicos serão sublinhados e marcados com o asterisco (*), e serão detalhadamente definidas no glossário, localizado na página X.

História da Administração científica



Frederick Winslow Taylor, ocriador do modelo da administração científica, nasceu nos Estados Unidos, era um homem comum e tornou-se a personalidade que mais influenciou os estudos da administração, podendo ser comparado com Thomas Edson e Henry Ford, por sua grande colaboração.
Filho de família de princípios rígidos, foi o primeiro a estudar a racionalização e a eficiência no trabalho, por volta de 1903.
Na verdade, essaracionalização é nada mais do que o redesenho* de processos de trabalho visando aumentar a produtividade, sendo esta a mais bem-sucedida forma de se trabalhar até os dias atuais. Taylor começou seu trabalho em uma indústria como operário, para poder aprender e entender o funcionamento dos processos, e assim, propor inovações. Procurava uma forma de elevar o nível de produtividade, conseguindo queo trabalhador produzisse mais em menos tempo, e sem elevar os custos de produção. Assim, ele observou que os sistemas administrativos da época falhavam. A falta de padronização* dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.
Assim, em 1903, ele publica o livro“Administração de Oficinas” onde expõe pela primeira vez suas teorias. Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. O trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado cientificamente e deveria ser definida uma metodologia* a ser seguida por todos os operários com a padronização do método e das ferramentas. Taylor também propôs que os operários deveriamser escolhidos com base em suas aptidões para a realização de determinadas tarefas (divisão do trabalho) e então treinados para que executem da melhor forma possível em menos tempo. Taylor, também, defende que a remuneração* do trabalhador deveria ser feita com base na produção alcançada, pois desta forma, ele teria um incentivo para produzir mais.

Administração científica

A administraçãocientífica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito* de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
Este modelo teve origem na Revolução Industrial; trouxe um novo sistema produtivo á industrialização. Existiam máquinasrudimentares* e havia uma fraca habilidade dos trabalhadores no manejamento* das máquinas. A medida que as maquinas evoluía, empregavam-se mais trabalhadores mas não qualificados, com tarefas simplificadas. A tentativa de racionalizar a mão-de-obra, de substituir métodos rudimentares de trabalho por métodos científicos deu-se o nome de organização científica do trabalho.
Taylor foi o primeiro a...
tracking img