Administra O Mercadol Gica 2015 Parte 2

3444 palavras 14 páginas
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA – parte 2
PROFESSORA CAMILA MATTOS

Pesquisa de Mercado
A pesquisa mercadológica é a função que liga os participantes de canal de marketing, o consumidor, o cliente intermediário, ao profissional de marketing por meio de informações que são utilizadas para identificar e definir oportunidades e problemas de marketing.
Representa a coleta de todos os tipos de dados, considerados úteis para as atividades mercadológicas e que podem resultar no conhecimento prévio da reação dos consumidores habituais ou futuros clientes diante de novos produtos e suas características ou até mesmo de se conhecer e avaliar a aceitabilidade de lançamentos efetuados pelos concorrentes.
Existem basicamente dois métodos de pesquisa:
• Pesquisa primária os dados são coletados especificamente para seu negócio, e podem fornecer ideias e insights sobre as necessidades e percepções dos clientes, dentre várias outras informações. Você consegue essas informações através de entrevistas, questionários ou reuniões com grupos de potenciais clientes.
Administração Mercadológica– Profª Camila Mattos

Pesquisa de Mercado
• Pesquisa secundária diversos dados externos necessários às empresas são secundários, ou seja, são regularmente obtidos e organizados por entidades públicas ou privadas, como prefeituras municipais, secretarias de estado, órgãos do Governo Federal, entidades de classe, universidades, entre outras fontes, como:
 IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística);
 Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas);
 Associações comerciais, industriais e sindicatos;
 Centros de pesquisa, cooperativas e agências de desenvolvimento;
 Centros tecnológicos;
 Jornais, revistas e publicações especializadas.
Somente nas circunstâncias e hipóteses de esgotamento das fontes secundárias e se as necessidades de informação persistirem, deve-se pensar na consulta direta às fontes originais, ou seja, na obtenção de dados primários.

Relacionados

  • terceirização
    20612 palavras | 83 páginas
  • Trabalho Cris Concertar
    31403 palavras | 126 páginas