Administra O Estrat Gica GERDAU

610 palavras 3 páginas
1. Pesquise na internet um caso de empresa que realizou a etapa 2 do processo de administração estratégica: diga o nome da empresa, a ferramenta que utilizou e os resultados que obteve com esta ferramenta.
Empresa: Grupo Gerdau
Análise: SWOT
A Metalúrgica Gerdau S.A. é pertencente ao Grupo GERDAU, que é um Grupo empresarial dedicado, principalmente, à produção de aços longos comuns e especiais e à comercialização de produtos siderúrgicos em geral (planos e longos), por meio de das várias usinas que opera e que estão localizadas nos principais mercados brasileiros e no Uruguai, Chile, Canadá, Argentina e Estados Unidos.
A formação do Grupo GERDAU teve início em1901, com a aquisição de uma Fábrica de Pregos, localizada em Porto Alegre, cidade, aliás, onde ainda hoje está localizada a sede da organização. Em 1969, essa indústria teve sua razão social alterada para Metalúrgica GERDAU S.A., hoje a principal holding do Grupo.
Pontos Fortes
- Qualidade.
- Foco em um produto principal (aços longos)
- Rede de distribuição.
- Escala de produção.
- Agilidade de gestão (mista entre profissionais e família).

Pontos Fracos
- Estagnação de crescimento do mercado no Brasil.
- Condições locais pouco atrativas para investimento (falta de investimentos em infraestrutura, juros e impostos altos).

Oportunidades
- Baixa competitividade das usinas norte-americanas.
- Mercado mundial do aço em crescimento em razão do efeito China.

Ameaças
- Eventual crise mundial decorrente de redução de consumo.
- Aspectos culturais locais nos EUA.

Fonte: www.anpad.org.br

2. Dê-me 2 exemplos de grupo estratégico para cada um dos seguintes ramos de atividade (ou indústria, como diz Michael Porter): bancos e bebidas alcoólicas.

Grupo Estratégico: Banco Santander (Brasil) S.A. x Itaú Unibanco Holding S/A

Grupos focados em atender o público no ramo de produtos, fornecer soluções, serviços financeiros e de seguros, de forma ágil e competente, promovendo a mobilidade social,

Relacionados

  • Organizar para Inovar - Estudo de caso em uma empresa emergente
    8271 palavras | 34 páginas