Administraçao

Páginas: 2 (416 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2010
INTRODUÇÃO

No período pós Segunda Guerra Mundial o Japão apresentava características diferentes dos EUA e Europa uma vez que possuía pequeno mercado consumidor, matéria–prima e capital escasso,além disso, não existia no Paìs grande disponibilidade de mão–de-obra especializada tais fatores dificultavam a adoção da solução Taylorista–Fordista.
Outro fator importante é que durante a guerra daCoréia, o Japão se tornou um importante fornecedor tanto para Coréia do Norte como para Coréia do Sul e era interrece do EUA fortalecer a economia capitalista Japonesa frente ao bloco socialista aliexistente.
Nesse contexto surge o Toyotismo ou modelo Japonês de produção modelo elaborado por Taiichi Ohno e aplicado inicialmente nas fábricas da Toyota.
O Toyotismo apresenta as seguintescaracterísticas:

Metas- Quantitativas devem ser designadas para as principais áreas de resultado (vendas, por exemplo).
Prazo- As metas devem ser cumpridas dentro de um prazo definido.
Feedback- Odesempenho da equipe é avaliado ao final do prazo.
Fatores de motivação- Conteúdo do cargo.
Fatores de satisfação- Ambiente de trabalho.
Qualidade de vida no trabalho- Enfoque biossocial.

Just in time:Consiste em produzir o necessário, na quantidade devida e no momento. Isso reduz o custo da manutenção de estoques desnecessários. Permitindo que um funcionário podes se controlar varias maquinassimultaneamente, para isso ocorreu uma humanização da interface entre máquina e o operador.
Os funcionários não eram mais especializados em uma única função conforme o modelo Fordista, em vez disso passaa ser polivalentes.
Controle da qualidade total, ao contrario do sistema Fordista em que a qualidade era assegurada pela amostragem de produtos, o sistema Toyotista propões que todos os trabalhadoresestejam envolvidos no processo de qualidade em todos os pontos do processo produtivo.
Contudo o modelo Taylorista é ligado a raiz da administração cientifica de Taylor e Fayol no que diz...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!