Administraçao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal De Juiz de Fora-UFJF
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis-FACC

Princípios de Administração I
Ciências Contábeis

Trabalho sobre “A criação da realidade social”:
As organizações vistas como culturas

A Criação da Realidade Social

As organizações vistas como Culturas:
Desde que o Japão surgiu como líder do poder industrial, os teóricos bem comoadministradores, tem estado crescentemente consciente do relacionamento entre cultura e administração. Durante os anos 60, a confiança e o impacto da administração e da indústria americana pareciam inabaláveis. Gradualmente, forma crescente, através dos anos 70, o desempenho dos carros, da eletrônica e de outros produtos industriais japoneses começam a mudar tudo isso. O Japão passou a assumir o comandodos mercados internacionais, o Japão teve sucesso em chegar o mais alto ritmo de crescimento, ao mais baixo nível de desemprego e, pelo menos em algumas maiores e mais bem-sucedidas organizações. Embora diferentes teóricos tenham discutido as razões destas transformações a maior parte deles concorda com a cultura e a forma de vida em geral deste misterioso país oriental tiveram papel central.Cultura e Organização:
A Cultura refere-se tipicamente ao padrão de desenvolvimento refletido nos sistemas sociais de conhecimento, ideologia, valores, leis e rituais cotidianos. Sistemas de crenças e praticas ambos os usos derivam das observações do século XIX a respeito das sociedades “primitivas” ao transmitir a ideia de que diferentes sociedades manifestam diferentes níveis e padrões dedesenvolvimento social.
Organizações vistas como Fenômeno Cultural:
O cientista politico Robert Presthus sugeriu que vivemos atualmente numa “Sociedade Organizacional”. Seja no Japão, Alemanha, Hong-Kong, Inglaterra, Rússia, Estados Unidos ou Canadá, grandes organizações são capazes de influenciar a maior parte do dia-a-dia das pessoas de maneira completamente estranha àquela encontrada numa remotatribo nas selvas da América do Sul. Muitas características de cultura permanecem no obvio.
Por exemplo: Por que tantas pessoas constroem as suas vidas sem torno de conceitos distintos de trabalho e lazer, seguem rígidas rotinas de cinco ou seis horas por semana, vivem em um lugar e trabalham no outros usam uniformes, aceitam autoridades e gasta tempo em um único só lugar, desempenhando um únicoconjunto de atividades. A vida diária em uma sociedade organizacional é cheia de crenças peculiares, rotinas e rituais e a identificam como vida culturais distintas comparadas a sociedades mais tradicionais.
O sociólogo francês Emile Durkheim mostrou que o desenvolvimento das sociedades organizacionais é acompanhado por uma desintegração dos padrões tradicionais de ordem social, em termos de ideaiscomuns, crenças e valores, dando lugar a padrões mais fragmentados e diferenciados de crença e prática baseada na estrutura ocupacional da nova sociedade. A divisão das características de trabalho das sociedades industriais cria um problema de integração um problema de “administração da cultura”. Precisam ser encontradas formas de reunificar a sociedade novamente. Governo, religião, meios decomunicação, em como outras instituições e indivíduos preocupados em formar opinião e crença, desempenha importantes papeis neste processo. Pode-se dizer então que as pessoas que trabalham nas fabricas e escritórios pertencem todos a mesma cultura industrial, são todos membros da sociedade tipo organizacional. As semelhanças e diferenças associadas ao fato de alguém ser um operário de fabrica, umoperário da manutenção um oficial de governo, um atendente de loja são tão significativas como aquelas que associam à identidade nacional. Importantes dimensões da cultura moderna estão enraizadas na sociedade industrial, cuja organização é si mesma um fenômeno cultural.
Organização e contexto Cultural:
Entretanto apesar de todas as sociedades modernas terem muito em comum, seria um erro descartar...
tracking img