Administraçao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOIÁS- AECG
FACULDADE PADRÃO IV
DEPARTAMENTO DE CIÉNCIAS CONTÁBEIS

CONTRATO “VACA PAPEL”

APARECIDA DE GOIÂNIA
2010

DANILO DA SILVA LOURES

CONTRATO“VACA PAPEL”

Trabalho apresentado para obtenção parcial da nota de N2, para a disciplina de Introdução Estudo do Direitosob a orientação
Professor: MARCELO BASTOS
Turma: A1/CN4

APARECIDA DEGOIÂNIA
2010

O contrato "vaca-papel" é denominação comum dos contratos celebrados entre parcerias pecuárias e utilizado para encobrir a ocorrência real de mútuo feneratício.

Isto porque omútuo feneratício "impõe a limitação dos juros em 12% ao ano, nos termos do Decreto-lei n. 22.626/33, e a exclusão dos encargos relativos à devolução do gado e substituição da era pela correção monetária ejuros de mora.
O mútuo feneratício ou frutífero (GOMES, Orlando. Contratos. 15. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1995. p. 318) consiste numa espécie de mútuo oneroso, em que o bem mutuado é dinheiro.Dessa forma, "o gado só existe no contrato, o parceiro-proprietário e o parceiro-criador revelam-se reais mutuante e mutuário, em certos casos unidos por simulação relativa em torno de empréstimohaurido à juros e acréscimos vedados por lei." (PISSURNO, Marco Antônio Ribas. A parceria pecuária, a patologia da "vaca-papel" e o novo Código Civil. Breves considerações e novos rumos da oponibilidadedo contrato dissimulado em juízo. Jus Navigandi, Teresina, ano 7, n. 70, 11 set. 2003. Disponível em http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=4221. Acesso em 06/02/2008)

Nos dizeres de DagmaPaulino dos Reis (In A parceria pecuária e a "vaca-papel". RT 260, p. 44), "Muitas vezes este contrato simulado de parceria pecuária esconde um mútuo usuário puro simples, como outras vezes...
tracking img