Administraçao orçamentària

Páginas: 15 (3641 palavras) Publicado: 16 de maio de 2011
INTRODUÇÃO

Planejar é uma das tarefas mais importantes em nossa vida. Saber qual profissão escolher, onde passar as férias, o que fazer no final de semana, quanto pagar por um vestido, qual restaurante jantar. O sucesso ou fracasso de cada ação na vida é fundamentalmente baseado em planejamento, não muito diferente, no mundo corporativo, as empresas num ambiente extremamentecompetitivo onde é preciso apresentar respostas rápidas às demandas do mercado, com preços competitivos e qualidade certificada. Afinal, a falta de direcionamento claro pode induzir a organização a trilhar caminhos obscuros e danosos, colocando-a em grandes dificuldades, ou até mesmo levá-la à falência, fato que impulsionam as empresas cada dia mais a elevação de seus níveis de profissionalismo eprodutividade, colocando os gestores incansavelmente a procura de alternativas para superar os desafios encontrados dia a dia.
Orçamento é uma ferramenta de gestão que explicita as intenções da empresa em termos financeiros. O orçamento é uma ferramenta adotada para o controle de suas finanças, sendo que contempla duas das funções básicas propostas por TAYLOR (1978): o planejamento e ocontrole.
Os controles orçamentários podem ser uma ferramenta que possibilita uma gestão mais eficiente, através do planejamento e controle de resultados, pois permite ao empresário uma percepção mais apurada de todos os departamentos da empresa. Isso possibilita ao mesmo identificar falhas organizacionais com maior rapidez. Além de auxiliar na tomada de decisões mais flexíveis e focadas nosobjetivos pré-estabelecidos.
O planejamento é importante, mas é o controle de resultados que vai possibilitar uma avaliação realista dos objetivos planejados, fazendo com que o empresário acompanhe todas as variáveis relevantes à vida da empresa com maior flexibilidade e eficácia.
Nesse estudo está sendo difundida a origem e evolução do processo estratégico de planejar asoperações de estabelecimentos que geram riquezas ou comercializam as mesmas, tendo como forma as previsões de resultados analisados por processos orçamentários para direcionar a ações, tornando-as mais fidedignas ao negocio podendo dar a visão ideal de mudanças necessárias, se necessárias, para acontecimentos não previstos, infelizmente pequenos estabelecimentos, a grande maioria no caso não adotamo sistema de planejamento orçamentário das previsões financeiras ou de produção.

PARTE 1:

INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ADMINSTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA:

O orçamento deriva do processo de planejamento da Gestão. A administração de qualquer entidade publica ou privada, com ou sem fins lucrativos, deve estabelecer objetivos e metas para um período determinado, materializando em um planofinanceiro, isto é, contendo valores em moeda, para o devido acompanhamento e avaliação da gestão. O estudo do orçamento na vida do homem remonta de acordo com estudiosos desde à década de 1920. na verdade, a gestão organizacional vem tendo saltos de qualidade desde a revolução industrial no século XIX. Esta evolução na gestão proporcionou diversas técnicas na elaboração dos orçamentos, partindo doorçamento tradicional. Surgindo assim diversas formas de orçamentos com a finalidade de se organizar os processos de gestão, para aplicação de resultados.
As atividades administrativas financeiras no Brasil se desenvolveram de forma bastante acentuada mesmo diante da grande demanda de leis e de regulamentos e do funcionamento de instituições. No Brasil, a partir da promulgação daConstituição Federal de 1988, o Chefe do Poder Executivo possui a competência de iniciar as leis que estabelecerão o Plano Plurianual (PPA), as Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o orçamento (LOA). No Brasil, o órgão responsável pela elaboração e acompanhamento do orçamento público federal é a Secretaria de Orçamento Federal (SOF), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Em Portugal,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • administração orçamentária
  • Administração orçamentária
  • Administração orçamentaria
  • Administração orçamentária
  • Administração orçamentária
  • Administração orçamentaria
  • Administração orçamentaria
  • Administração orçamentária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!