Administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Evolução do Pensamento Administrativo

A transformação da sociedade tem acontecido de forma progressiva, desde a pré-história até a “Era do Conhecimento”, onde no primeiro período, a relação social era quase inexistente, passando para o atual momento, onde as pessoas se organizam e dependem da sociedade para sobreviverem e viverem em associações. Segundo Motta (1993), essaevolução vem acontecendo de forma mais e mais veloz, onde a inovação é consequência do dinâmico mundo do conhecimento, e onde as formas de transmissão deste conhecimento vem exigindo das pessoas maior integração e adaptação. A transição social aconteceu e a economia tornou-se mais forte, ambos consequência da disseminação do conhecimento. Segundo Drucker (1997), o conhecimento adotou um caráterdiferenciado ao longo dos anos.
Na antiguidade clássica, o conhecimento foi trabalhado sobre o pensamento individualista, objetivando a ampliação tanto da satisfação, como da ciência individual. Para uma melhor concepção deste processo evolutivo, se faz necessário buscar o entendimento sobre o surgimento da ciência administrativa e seu enriquecimento.
A AdministraçãoCientífica surge com os estudos de Taylor, que percebeu a necessidade de inovação do processo de produção, enfatizando a necessidade de se trabalhar com eficiência, dividindo as tarefas em múltiplas etapas e administrando a operação com mãos de ferro, para assim ter-se uma máxima produção com o mínimo de custo (FERREIRA, 2000). O autor afirma ainda que para Taylor, existia uma grande lacuna entreplanejar e executar já que os trabalhadores não conheciam e nem entenderiam a administração científica. A partir desta fase, também conhecida como taylorismo, vivenciou-se o fordismo, comandado pela genialidade de Henry Ford, que buscou o desenvolvimento do trabalho especializado e da produção repetitiva, produção em série ou padronização da produção (FERREIRA, 2000). Segundo o autor, Ford tinha umaolhar moderno para a época, explorando estratégias diferenciadas e técnicas de racionalização dos recursos, sobretudo o humano. Assim como Taylor e Ford, outro representante da Administração Científica foi Fayol, pensador do processo administrativo, um conjunto de atividades administrativas que tanto exerciam influências, como influenciavam as atividades gerenciais administrativas.Dentre estas atividades estavam o planejamento, que determinavam os objetivos da organização e as ações para alcança-los, a organização, que buscava distribuir de forma adequada os recursos da organização e mantê-los em alinhados, o comando, que busca fazer cumprir o determinado, e o controle, que determinam os padrões a serem adotados pela organização para a consecução dos objetivos (FERREIRA, 2000).Além da Escola Clássica da Administração, a sociedade vivenciou o que Ferreira (2000) chama de Escola Humanística, que teve como principal representante Elton Mayo e Hawthorne. Segundo Ferreira (2000), um dos grandes focos desta abordagem foi a motivação dos indivíduos como fonte de consecução dos objetivos da organização. O autor valida ainda a ideia de que a relação de grupo torna a organizaçãomais produtiva e os trabalhadores mais felizes. Além disso, é validado o pensamento participativo, onde os funcionários participariam do processo de tomada de decisão das empresas, o que influenciaria um maior esforço produtivo e participativo.
A evolução da teoria organizacional prossegui e com ela nasce uma nova visão de administrar. Max Weber, principal representante destemovimento, percebeu a necessidade de pensar um modelo evolutivo que tratasse métodos racionais de gestão. Para tanto apresentou seu modelo, carregado de disciplinariedade e rigidez no trabalho, envolvendo os membros da organização em um processo de adequação dos meios aos fins (MOTTA E PEREIRA, 1991). Segundo os autores, Weber afirmava que as empresas não dependiam de pessoas específicas para...
tracking img