Administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LIDERANÇA

INTRODUÇÃO

Liderança é a palavra que tem conotação de certa imponência, evocando personagens da História, com qualidades sobrenaturais. No entanto, as pessoas que tem liderança são comuns em muitas situações, nas organizações e na vida social. A capacidade de liderar é importante não apenas em estadistas, fundadores de nações ou dirigentes de religiões, mas também em treinadoresde equipes esportivas , comandantes militares, regentes de orquestras, professores e todos os tipos de administradores de organizações. Cada uma dessas figuras tem objetivos próprios, cuja realização depende d e outros. Em grande parte, é sua capacidade de liderança que esta em foco quando se avalia o sucesso e fracasso dos outros, na realização desses objetivos.

Desempenhando papel tãoimportante nas organizações de todos os tipos, a liderança recebe grande atenção dentro do enfoque comportamental da administração.

1 LIDERNÇA: DO QUE SE TRATA?

Há muitas definições desse complexo processo social que é liderança. Por exemplo:

Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. Proximidade física ou temporal não éimportante no processo. Um cientista pode sr influenciado por um colega de profissão que nunca viu ou mesmo que viveu em outra época. Lideres religiosos s~çao capazes de influenciar adeptos que estão muito longe e que tem pouquíssima chance de vê-los pessoalmente.

Outra definição:

Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores. A pessoa que comanda com sucesso seuscolaboradores para alcançar finalidades específica sé líder. Um grande líder tem essa capacidade dia após dia, ano após ano, em uma grande variedade de situações.

Palavras como influência, adeptos, colaboradores e outras semelhantes implicam uma importante condição para a liderança: consentimento. Consentimento é diferente do tipo de obediência produzido pela autoridade formal, essa diferença seráanalisada em seguida.

AUTORIDADE FORMAL

A liderança é diferente da autoridade formal, que é uma das bases das organizações e um atributo dos cargos gerenciais. Cada gerente, em uma organização formal contemporânea ocupa uma posição dentro d euma hierarquia regida por normas impessoais. Essa posição, chamada cargo, empresta a seu ocupante o direito de tomar decisões e de se fazer obedecido,durante um período, chamado mandato,e dentro d euma jurisdição definida por algum critério de divisão do trabalho. O seguidor (funcionário) obedece o líder (gerente) porque tem a obrigação legal de faze-lo.

As normas impessoais transformam os ocupantes do cargo em uma figura de autoridade, como poderes formais para influenciar o comportamento alheio- seus subordinados ou governados. As normastambém definem os limites dentro dos quais esses poderes podem ser usados.

Autoridade formal é diferente de liderança, pois são diferentes as bases nas quais se assenta a motivação dos seguidores. Chefes são diferentes de líderes- a base que esse assenta a capacidade de influenciar é diferente de um para o outro. São diferentes o presidente de uma empresa e o dirigente sindical que mobiliza seusempregados em uma manifestação ou greve contra essa mesma empresa. O primeiro tem poder formal ( ou autoridade formal) sobre seus funcionários, enquanto o segundo tem liderança , sobre os mesmos funcionários . A autoridade do primeiro baseia-se em sai propriedade sobre a empresa, enquanto a liderança do segundo baseia-se no interesse dos funcionários em protestar contra essa mesma empresa.Autoridade formal e liderança nem sempre andam e não precisam andar juntas. A pessoa que ocupa uma posição de autoridade formal pode não ter liderança informal sobre seus colaboradores ou jurisdicionado se da mesma forma, a pessoa que exerce liderança ainformal sobre um grupo pode não ocupar um cargo com autoridade formal correspondente e nem precisa dele. Isso não acontece, por exemplo, em grupos...
tracking img