Administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tratamento dos Resíduos Sólidos etapa03
Os sistemas de processamento de materiais e as instalações de compostagem geram alguns rejeitos. Esses resíduos incluem materiais não aceitos pelos usuários finais, como vidros quebrados e jornais úmidos, contaminantes ou produtos sujos que, geralmente, são aterrados. Quando o resíduo sólido urbano é incinerado, um resíduo (cinzas) é produzido. Durantemuitos anos essa cinza foi disposta junto com o resíduo sólido urbano mas, atualmente, há uma série de iniciativas para a sua reutilização.
Em geral, a cinza resultante da incineração representa cerca de 25% do peso inicial do resíduo ou até 10% do volume original. Essa porcentagem varia de instalação para instalação em função dos tipos de resíduos incinerados, da eficiência e da configuração daplanta.
Como visto, os resíduos contêm componentes que podem ser reciclados ou utilizados para a recuperação de energia. Assim, o gerenciamento sustentável de resíduos não deve ater-se, exclusivamente, às medidas extensivas de reciclagem de, por exemplo, metal, papel, vidro ou matéria orgânica mas, também, à eficiente utilização da energia contida nesses produtos. Essa energia pode ser aproveitadapara a geração de eletricidade ou calor ou, uma combinação de ambos.
O aterramento direto do resíduo remanescente permite a recuperação de energia pela coleta controlada do gás de aterro (metano). Entretanto, essa alternativa não pode ser considerada um método sistemático de utilização de energia, por ser um processo de difícil controle e eficiencia parcial
A decisão sobre qual resíduo deve serreciclado ou incinerado depende de vários fatores. A avaliação do ciclo de vida do método de tratamento desempenha um importante papel, assim como o mercado potencial para os materiais extraídos ou a energia gerada na forma de eletricidade, aquecimento ou refrigeração de residências e condicionamento (vapor ou resfriamento) industrial. Com relação a isso, as metas ambientais competem com ascondições econômicas ou infra-estruturais. Todos os fatores relevantes devem ser avaliados e calculados caso a caso.
Atualmente, o gerenciamento de resíduos, de forma geral, tem se desenvolvido buscando a combinação dos processos de reciclagem de materiais com o tratamento térmico. Dependendo dos mercados locais e internacionais de matérias-primas, os resíduos de papel, frações de metais, tecidos e certosplásticos são coletados separadamente e, após recuperação adequada, são retornados ao ciclo produtivo.
O abandono do tratamento térmico de resíduos não necessariamente evita as emissões de gases de efeito estufa, pois a decomposição de matéria orgânica nos aterros também gera gases que contribuem de forma significativa para a alteração do clima do planeta.
Nesse sentido, a recuperação deenergia nos aterros sanitários pode constituir uma saída econômica (especialmente se considerarmos a comercialização dos créditos de carbono) e climaticamente amigável. Dessa forma, matérias-primas primárias podem ser conservadas e, com relação ao eco-balanço, a energia pode ser produzida de forma neutra em relação ao aquecimento global. No futuro, portanto, o gerenciamento de resíduos sólidos não seráapenas um importante fator para a melhoria da qualidade de vida, em termos de disposição adequada e regular do lixo, mas também contribuirá para a preservação dos recursos naturais e para a geração de energia climaticamente neutra. Convém lembrar que os resíduos urbanos municipais contêm mais de 60% de matérias-primas renováveis que podem ser incineradas com manutenção de balanço neutro de CO2.
Amaioria dos incineradores de resíduos sólidos urbanos incorpora a recuperação de energia, geralmente na forma de vapor ou eletricidade, cuja venda ajuda a amortizar o custo de operação da planta. A energia resultante contribui, ainda, para reduzir a demanda sobre outras fontes. No passado, era comum a queima do resíduo urbano em incineradores como uma prática de redução de volume, sendo que a...
tracking img