Administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO: ADMINISTRAÇÃO GERAL
PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO I SEMESTRE: 10 N0 DE CRÉDITOS: PROFESSOR(ES): PRÉ-REQUISITOS: Não tem CARGA HORÁRIA: 60 horas

EMENTA: O processo da comunicação e suas linguagens. Linguagem e sensorialidade. Comunicação e percepção. Linguagem e interação social. Linguagem e ideologia. A diversidade lingüística. Língua falada e língua escrita. Textualidade.Texto e discurso. Linguagem e argumentação. Linguagem verbal e outros códigos. Linguagem, informação e intertextualidade. O espaço da comunicação e sua leitura pela manifestação dos símbolos e dos códigos culturais. Gêneros textuais

OBJETIVO: • Refletir sobre o processo básico da comunicação e suas linguagens. • Proporcionar ao aluno uma formação acadêmica e profissional sobre a natureza dacomunicação. • Formar profissionais conscientes dos valores sócio-cultural-econômico e artísticos presentes nas diferentes esferas da comunicação humana. • Despertar o aluno para a natureza dos signos da comunicação e seu papel vinculador e regulador, sobretudo pelos símbolos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: UNIDADE I - A comunicação humana: processo e linguagens. - Linguagem, língua, e fala. - Linguagem,cultura e ideologia. - Processo simbólico: função simbólica da comunicação. - Funções da linguagem. - A variação e variantes lingüísticas. UNIDADE II - Gêneros Textuais - A leitura e suas condições de produção. - A argumentação. - Leituras da comunicação. - Os signos da comunicação. - Informação e comunicação contemporânea. METODOLOGIA: O curso será desenvolvido através de seminários, painéis,estudos orientados, aulas expositivas com projeção de slides, transparências, filmes, trabalhos individuais, dinâmicas de grupo e aplicação de jogos para expansão de limites individuais e coletivos.

RECURSOS: Textos, quadro branco, filmes, transparências, aparelho de som, tv, vídeo, data show e aulas práticas com técnicas de jogos comunicativos.

AVALIAÇÃO: A avaliação será feita através deprova, análise dos trabalhos, debates, seminários e atividades orais, escritas, individuais e em grupo. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel & BEZERRA, Maria Auxiliadora (org). Gêneros Textuais & Ensino. 3 ed. RJ: Lucerna, 2005. HALL, Edward. A dimensão oculta. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ABREU, Antônio Soárez. A arte de argumentar:gerenciando razão e emoção. 4. ed. Cotia (SP): Ateliê,2001. JUNIOR, Baitello Norval. O animal que parou os relógios: ensaios sobre comunicação, cultura e mídia. 2. ed. São Paulo: Annablume, 1999. BILKSTEIN, Izidoro. Kaspar Hauser ou a fabricação da realidade. São Paulo: Cultrix, 1983. BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à análise do discurso. 6. ed. Campinas: UNICAMP, 1997.

DISCIPLINA: TEORIASDA ADMINISTRAÇÃO I PROGRAMA Ementa Campo de estudo da Administração. Administração Cientifica. Teoria Clássica da Administração. Fordismo. A Teoria da Burocracia. Escola de Relações Humanas.Teoria Comportamental. A Organização – um sistema cooperativo. As novas tendências da Administração. Objetivos Geral Formar profissionais críticos, empreendedores com visão multidisciplinar e sistêmica no campode estudo da formação específica. Específicos Familiarizar os alunos com as origens da Administração, salientando seu processo de evolução até os dias atuais. Mostrar a importância da Administração e a universalidade de sua aplicação. Ampliar o conceito de Administração, analisando as abordagens prescritivas e explicativas das teorias da administração.Salientar a natureza e complexidade dofenômeno administrativo e suas múltiplas dimensões e formas de abordagem. Conteúdo Programático Unidade I Campo de estudo da Administração. Origem e conceito da Empresa. Objeto da Administração. Papel do Administrador. Infra-estrutura administrativa. Evolução histórica. Antecedentes históricos nos aspectos: econômicos, políticos, sociais e tecnológicos. Administração Científica Taylor e a Administração...
tracking img