Administração

Páginas: 19 (4652 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
Universidade Anhanguera Uniderp
Centro de Educação a Distância

DESAFIO DE APRENDIZAGEM ECONOMIA

Sobradinho, 14 de outubro de 2010.

Clélia José do Rego Oliveira - Ra: 205368 Francisco Sales G. Candido - Ra:195271
Laíse Elias Santos - Ra: 202734 Noemi Farias da Silva - Ra: 232776
Ulisses da Silva Gonçalves - Ra: 197499

DESAFIO DE APRENDIZAGEM ECONOMIA

Albertino Pereira da Glória,formado em Administração de Empresas e Pós Graduando em Tecnologia em Recursos Humanos.

Trabalho Crítico sobre Economia para obtenção de nota avaliativa do segundo semestre do Curso de Administração da Universidade Anhanguera Uniderp.

Sobradinho, 14 de outubro de 2010.
Clélia José do R. Oliveira; Francisco Sales G. Candido; Laíse Elias Santos; Noemi Farias da Silva; Ulisses da SilvaGonçalves.

DESAFIO DE APRENDIZAGEM ECONOMIA

Foi feita uma seleção de leituras seletiva, crítica ou reflexiva e analítica; A biblioteca da Universidade Anhanguera Uniderp foi visitada durante a elaboração do trabalho. Outros recursos foram utilizados: Internet, legislação atualizada e revistas científicas.

Universidade Anhanguera Uniderp

Pólo Sobradinho - DF.

Data de aprovação: ___ de__________ de 2010.

Professor: Albertino Pereira da Glória, formado em Administração de Empresas e Pós Graduando em Tecnologia em Recursos Humanos.
Ass.
________________________________________

BANCA EXAMINADORA:
Ass.
________________________________________
Ass.
________________________________________

Sobradinho, 14 de outubro de 2010.
RESUMO

A Economia é a Ciência que estuda aatividade produtiva e focaliza estritamente os problemas referentes ao uso mais eficiente de recursos materiais escassos para a produção de bens; estuda as variações e combinações na alocação dos fatores de produção (terra, capital, trabalho, tecnologia) na distribuição de renda, na oferta e procura e nos preços das mercadorias. Uma das preocupações fundamentais refere-se aos aspectos mensuráveis daatividade produtiva, recorrendo para isso aos conhecimentos matemáticos, estatísticos. De uma forma geral, esse estudo pode ter por objeto a unidade de produção (empresa), a unidade de consumo (família) ou então a atividade econômica de toda a sociedade. No primeiro caso, os estudos pertencem à microeconomia e, no segundo, à macroeconomia. Atualmente, de acordo com os objetivos teóricos oupráticos, a economia se divide em várias áreas: economia privada, pura, social, coletiva, livre, nacional, internacional, estatal, mista, agrícola, industrial etc. Ao mesmo tempo, o estudo da economia abrange numerosas escolas que se apóiam em proposições metodológicas comumente conflitantes entre si. Isso porque, ao contrário das ciências exatas, a economia não é desligada da concepção de mundo doinvestigador, cujos interesses e valores interferem, conscientemente ou não, em seu trabalho científico. Mas a economia, na sua vertente política, também pode ser considerada com a ciência que estuda as relações sociais de produção, circulação e distribuição de bens materiais, definindo as leis que regem tais relações. A síntese desse procedimento metodológico resulta na formulação de teorias econômicasque definem a posição de indivíduos e até mesmo de grupos sociais em face dos fenômenos e dos fatos econômicos que observam. É por tudo isto que a Economia é uma ciência social de maior importância para o estudo das relações entre os homens e do avanço das civilizações.
PALAVRAS-CHAVE: Economia, oferta, preocupação, produção e consumo.

ABSTRACT

Economics is the science that studies theproductive activity and focuses on the problems closely related to more efficient use of scarce material resources for the production of goods, studying the variations and combinations in the allocation of production factors (land, capital, labor, technology) income distribution, supply and demand and commodity prices. One of the main concerns relates to the measurable aspects of productive...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!